Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37927
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ComportamentoPesquisaUso.pdf271,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Comportamento de pesquisa e uso de informações irrelevantes no ambiente de trabalho
Outros títulos: Search behaviour and use of irrelevant information in the work environment
Autor(es): Vitoriano, Maria Albeti Vieira
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Informação
Pesquisa
Uso da informação
Data de publicação: 2018
Editora: Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina
Referência: VITORIANO, Maria Albeti Vieira; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Comportamento de pesquisa e uso de informações irrelevantes no ambiente de trabalho. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 23, n. 53, p. 78-86, set. 2018. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n53p78. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2018v23n53p78/37378. Acesso em: 01 jun. 2020.
Resumo: Revisão de literatura de natureza narrativa sobre os temas: sobrecarga de informação; informação irrelevante e pesquisa e uso de informação. Parte do pressuposto que no cotidiano os profissionais se deparam com grande quantidade de informação irrelevante para a realização das atividades profissionais. A análise da literatura mostra que o fenômeno da sobrecarga de informação é, cada vez mais, universal e onipresente na vida. O telefone celular (smartphone) merece papel de destaque no acesso de informações pessoais ou de lazer. As organizações conseguem limitar o acesso à informações irrelevantes somente nos dispositivos da empresa. Na maioria das vezes, os sujeitos recebem informações, eles não são ativos na busca da informação. Mais investigações sobre o tópico de pesquisa são necessárias.
Abstract: Literature review of narrative nature about the themes: information overload; irrelevant information; and search and use of information. It starts from the assumption that in daily life, professionals face a large amount of information that is irrelevant to the development of their professional activities. The analysis of the literature shows that the phenomenon of information overload is increasingly universal and ubiquitous in life. The smartphone has earned a prominent role in the access to personal or leisure information. Organizations can limit the access to irrelevant information only on company devices. Most of the time, the subjects receive information, they are not active in the search of information. This research topic requires further investigation.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença: (CC BY) - Está obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n53p78
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.