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Título: O processo de atenção e o letramento informacional
Outros títulos: Attention process and information literacy
Autor(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Letramento informacional
Atenção
Autorregulação
Aprendizagem
Data de publicação: 2019
Editora: Programa de Pós-graduação em Comunicação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Referência: GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. O processo de atenção e o letramento informacional. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 61-80, set./dez. 2019. DOI; http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245253.61-80. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/87998/53598. Acesso em: 1 jun. 2020.
Resumo: O presente artigo constitui-se em uma revisão de literatura, de natureza exploratória e seletiva, com objetivo de mapear estudos que envolvem o letramento informacional e o processo de atenção, levantar possíveis tópicos de pesquisas e identificar formas de regulação da atenção. Parte-se do pressuposto que a atenção é um processo fundamental na aprendizagem dos conteúdos de letramento informacional, bem como na realização de atividades e das tarefas de pesquisa. Os resultados mostram que manter a atenção é fundamental para as tarefas cognitivas humanas, e consequentemente, o letramento informacional. As pesquisas na área de ciência da informação sobre esse tópico ainda são incipientes e precisam de investimentos. De maneira geral, na literatura, reconhece-se a possibilidade de melhorar o foco por meio da regulação cognitiva ou comportamental.
Abstract: This article is a literature review of an exploratory and selective nature, which aims to map studies related to information literacy and attention process, to raise possible research topics, and to identify ways to regulate attention. Part of the assumption is that attention is a fundamental process in the learning of information literacy contents, as well as in the development of activities and research tasks. The results show that the maintenance of attention is fundamental to humana's cognitive tasks, and consequently, to Information Literacy. Research in the field of information science is incipient and requires investment. In general, it is possible to improve focus through cognitive or behavioral regulation.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
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DOI: http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245253.61-80
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