Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Borges, Antonádia Monteiro | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Stéfane Cryslaine Alves | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-02T10:32:53Z | - |
dc.date.available | 2020-06-02T10:32:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-02 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-16 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Stéfane Cryslaine Alves. Uma etnografia do plantio antagonista ao anti-intelectualismo a partir de uma escola da Ceilândia. 2019. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37932 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação é uma etnografia do plantio antagonista à investida anti-intelectualista a partir de uma escola da Ceilândia. Nela, há uma discussão sobre a relação entre cidade e escola, o trabalho de plantio da esperança feito por profissionais da educação comprometidos com a construção de um futuro melhor para seus alunos, e a concepção de que outra educação é possível, a partir da reflexão conjunta com autores decoloniais. O anti-intelectualismo aqui é compreendido como o processo de pôr em dúvida a legitimidade da autoridade de cientistas, de filósofos e também de escritores. Ele tem um papel muito importante no enfraquecimento da democracia e cresceu muito desde o período eleitoral de 2018. Ao longo do texto faço uma análise do desenvolvimento e consequências dessa “novidade” perversa e como isto ganhou força no discurso comum na sociedade brasileira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma etnografia do plantio antagonista ao anti-intelectualismo a partir de uma escola da Ceilândia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ceilândia (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Etnografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation is an ethnography of a school in Ceilândia on antagonistic planting to the anti-intellectual attack. There is a discussion about the relationship between city and school, the work of planting hope done by education professionals committed to building a better future for their students, and the conception that another education is possible from the intellectual and practical reflection with decolonial authors. Anti-intellectualism is understood in this investigation as the process of questioning the legitimacy of the authority of scientists, philosophers and writers. This concept has a very important role in the weakening of democracy and it has grown a lot since the 2018 elections in Brazil. Throughout this work I analyze the development and consequences of this perverse "novelty" and how it gained impact in the common discourse in Brazilian society. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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