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2019_AlexandreGalvãodeQueirozRangel.pdf86,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMota, Marcus Santos-
dc.contributor.authorRangel, Alexandre Galvão de Queiroz-
dc.date.accessioned2020-06-02T14:06:57Z-
dc.date.available2020-06-02T14:06:57Z-
dc.date.issued2020-06-02-
dc.date.submitted2019-10-28-
dc.identifier.citationRANGEL, Alexandre Galvão de Queiroz. O artista como desenvolvedor de sistemas computacionais: experiências audiovisuais. 2019. 285 f. il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37941-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem por objeto apresentar e investigar ligações tecnológicas digitais entre ambientes de desenvolvimento multimídia e a transmissão do conhecimento por meio da educação envolvendo a produção visual e sonora. Pretende demonstrar métodos de inserção poética nas engrenagens da criação de arte computacional, com foco em uso e desenvolvimento de software livre. A pesquisa trata da minha trajetória de criação poética, desenvolvimento de software, e estudo e ensino de sistemas computacionais como forma de expressão artística. O que venho a chamar de sistemas são programas de computador com ênfase em técnicas de remix e geração processual imagética e sonora. Tenho sempre em vista o uso subversivo de softwares e tecnologias para a produção de conexões imprevistas. Compreendo o processo e as ferramentas de criação de sistemas de arte eletrônica no âmbito do seu potencial técnico na programação de computadores, tendo como fio condutor a criação artística. O trabalho é apresentado por meio de exemplos de sistemas de produção audiovisual e suas aplicações no conjunto minha da obra relacionada ao contexto da arte generativa, nos últimos dez anos. Detalha também uma seleção de realizações de outros artistas considerados seminais para o desenvolvimento do campo da arte computacional. Com vistas a potencializar construções computacionais, aprofundo esta investigação sobre a própria produção usada como estudo de caso, numa contribuição para os processos criativos da arteeducação e formulação de projetos formativos no ambiente da cultura digital contemporânea.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO artista como desenvolvedor de sistemas computacionais : experiências audiovisuaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordSistemas computacionaispt_BR
dc.subject.keywordArte computacionalpt_BR
dc.subject.keywordSoftware livrept_BR
dc.subject.keywordProdução audiovisualpt_BR
dc.subject.keywordVideoartept_BR
dc.subject.keywordMúsica experimentalpt_BR
dc.subject.keywordInteratividadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis aims to present and investigate digital technological links between multimedia development environments and the transmission of knowledge through education using experiences of visual and sound art production. It demonstrates methods of poetic insertion in the gears of computational art creation, focusing on the use and development of free software. The research deals with my trajectory of poetic creation, software development, study and teaching of computer systems as a form of artistic expression. What I have come to call systems are computer programs with an emphasis on remix techniques and image and sound procedural generation, always with a view to subversive use of software and technologies in the production of unforeseen connections. I understand the process and tools of creating electronic art systems as part of their technical potential in computer programming, with the artistic creation as a guiding thread. The work is presented through examples of audiovisual production systems and their application in my body of work related to the context of generative art, in the last ten years. It also details a selection of achievements of other artists considered seminal for the development of the field of computational art. With a view to enhancing computational constructions, I deepen this investigation into the production itself used as a case study, in a contribution to the creative processes of art education and the formulation of formative projects in the environment of contemporary digital culture.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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