http://repositorio.unb.br/handle/10482/38037
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_PatríciaAraújoPereiraAzevedo.pdf | 3,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Perfil e expectativas quanto ao mercado de trabalho dos alunos do curso de Odontologia da Universidade de Brasília e Universidade Católica de Brasília |
Outros títulos: | Profile and expectations regarding the labor market of students of the Dentistry course of the University of Brasilia and Catholic University of Brasilia |
Autor(es): | Azevedo, Patrícia Araújo Pereira |
E-mail do autor: | patricia_araujo_pa@hotmail.com |
Orientador(es): | Pucca Júnior, Gilberto Alfredo |
Assunto: | Odontologia Odontologia - mercado de trabalho Diretrizes Curriculares Nacionais Lei de Cotas Ensino superior - avaliação |
Data de publicação: | 15-Jun-2020 |
Data de defesa: | 19-Set-2019 |
Referência: | AZEVEDO, Patrícia Araújo Pereira. Perfil e expectativas quanto ao mercado de trabalho dos alunos do curso de Odontologia da Universidade de Brasília e Universidade Católica de Brasília. 2019. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de odontologia foram implementadas em 2002, dessa forma todas as Instituições de Ensino Superior a partir desse ano tiveram que adequar os conteúdos programáticos, bem como a formação de cirurgiões dentistas conforme as DCNs e adequados para o SUS. Outra política implementada foi a democratização na forma de ingresso dos acadêmicos, ao Ensino Superior (ES), por meio do Sistema de Cotas e pelo Prouni. Diante dessas políticas, é válida uma avaliação dos acadêmicos dos cursos de Odontologia. O objetivo do estudo foi avaliar o perfil e expectativas quanto ao mercado de trabalho dos acadêmicos do último ano dos cursos de Odontologia de duas Instituições de Ensino Superior (Pública e Privada), em uma cidade do centro-oeste do Brasil. O desenho do estudo foi observacional, transversal e descritivo. A amostra foi composta pelos acadêmicos do último ano, potenciais formandos do ano de 2019, dos cursos de odontologia, de duas Instituições de Ensino Superior (público e privada) analisadas. Foi aplicado um questionário autoaplicável a todos os acadêmicos do último ano das duas instituições, a porcentagem de resposta foi de 90% somando as duas instituições, totalizando (n=100) questionários respondidos, nenhum foi excluído. O questionário apresentava perguntas referentes ao perfil sociodemográfico dos acadêmicos, forma de inclusão no ES, histórico familiar, as disciplinas de maior interesse durante o curso e expectativas quanto ao mercado trabalho. Posteriormente, utilizou-se a estatística descritiva para expressar os resultados como média, desvio padrão (DP), frequências absoluta e relativa e as análises estatísticas foram realizadas por meio dos testes qui-quadrado e exato de Fisher, sendo este último usado para os casos em que as frequências esperadas foram menores que cinco. O nível de significância adotado foi de 5% (α = 0,05). Os dados foram tabulados e analisados no IBM SPSS Statistics for Windows (IBM SPSS. 21.0, 2012, Armonk, NY: IBM Corp.). Os resultados encontrados foram que os acadêmicos são em maioria mulheres, jovens, os quais residiam em Brasília antes de iniciarem a graduação e são financiados pelos pais. A porcentagem de (15,3%) dos acadêmicos ingressaram nas universidades por meio de programas de inclusão (Lei de cotas e Prouni), a maioria 6 dos acadêmicos aprovam os programas de acesso ao ES. A maior parte dos acadêmicos almeja prestar concurso público, trabalhar em zonas rurais e emigrar para países ricos, caso tenham oportunidades de emprego. As DCNs ainda não foram implantadas de forma plena nas instituições estudadas. Os programas de acesso ao ES estão mudando o perfil dos acadêmicos de odontologia, mesmo que de forma discreta, porém o mercado de trabalho e práticas privadas parecem ser os motivadores da formação em Odontologia nessas instituições. |
Abstract: | The National Curriculum Guidelines (DCNs) for dentistry courses were implemented in 2002, so all Higher Education Institutions from that year had to adapt the syllabus as well as the training of dentists according to DCNs and suitable for the SUS. Another policy implemented was the democratization in the way of entry of academics, to Higher Education (ES), through the Quota System and Prouni. Given these policies, an evaluation of the students of dentistry courses is valid. The objective of this study was to evaluate the profile and expectations regarding the labor market of last year's academic students of the Dentistry courses of two Higher Education Institutions (Public and Private), in a city in the Midwest of Brazil. The study design was observational, cross-sectional and descriptive. The sample consisted of students from the last year, potential graduates of 2019, from dentistry courses, from two Higher Education Institutions (public and private) analyzed. A self-administered questionnaire was applied to all students of the last year of the two institutions, the percentage of response was 90% summing the two institutions, totaling (n = 100) questionnaires answered, neither was excluded. The questionnaire presented questions related to the sociodemographic profile of the students, the way they were included in higher education, family history, the subjects of greatest interest during the course and expectations regarding the job market. Subsequently, descriptive statistics were used to express the results as mean, standard deviation (SD), absolute and relative frequencies, and statistical analyzes were performed using chi-square and Fisher's exact tests, the latter being used for the cases. where the expected frequencies were 8 less than five. The adopted significance level was 5% (α = 0.05). Data were tabulated and analyzed in IBM SPSS Statistics for Windows (IBM SPSS. 21.0, 2012, Armonk, NY: IBM Corp.). The results found were that the students are mostly young women, who lived in Brasilia before graduation and are funded by their parents. The percentage of (15.3%) of the students entered the universities through inclusion programs (Quota Law and Prouni), the majority of academics approve the ES access programs. Most academics aim to take public examinations, work in rural areas and emigrate to rich countries if they have job opportunities. DCNs have not yet been fully implemented in the institutions studied. ES access programs are changing the profile of dental students, albeit discreetly, but the labor market and private practices seem to be the motivators of dental education in these institutions. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, Programa de Pós-Graduação em em Odontologia, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Odontologia |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.