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2019_MariaLúciadaCruzSilva.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMoura Filho, Augusto César Luitgards-
dc.contributor.authorSilva, Maria Lúcia Cruz-
dc.date.accessioned2020-06-15T14:11:42Z-
dc.date.available2020-06-15T14:11:42Z-
dc.date.issued2020-06-15-
dc.date.submitted2019-07-30-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Lúcia Cruz. Moto-contínuo: a aprendizagem de professores de línguas estrangeiras em comunidade de prática 2019. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38038-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNeste estudo qualitativo interpretativo, investigo as interações e participação de professores de línguas estrangeiras nas práticas próprias da profissão, em uma escola pública de línguas do DF, para identificar, descrever e compreender a aprendizagem situada de professores de LE em serviço (WESTHEIMER, 2008; GROSSMAN, WINEBURG e WOOLWORTH, 2001). Enquanto pesquisas anteriores exploraram as comunidades de prática (LAVE e WENGER, 1991; WENGER, 1998), como lugar de aprendizagem de formadores de professores de línguas estrangeiras em institutos de educação superior, são raros os estudos dessa natureza voltados para os professores de LE na educação básica. Este estudo de caso (STAKE, 2011; YIN, 2001, DENZIN e LINCOLN, 2006) investigou a aprendizagem profissional de professores de línguas em uma perspectiva sociocultural (VYGOTSKY, 1986; JOHNSON, 2009; LANTOLF, 2006; FREEMAN, 2004), situada (LAVE, 1988), ancorada na participação como metáfora de aprendizagem (SFARD, 1998; GREENO, 1997; ROGOFF, 1994). Os professores aprendem nos programas de desenvolvimento profissional, em cursos e atividades formais e informais. No entanto, a participação nas práticas (LITTLE, 2003; HORN, 2010; LAVE, 1988, 1993, 1996; LAVE e WENGER , 1991) surge como uma importante via de aprendizagem da profissão, o que implica a necessidade de, por um lado, reduzir o isolamento dos docentes e, por outro, favorecer as interações entre eles. Implica ainda que a aprendizagem do professor, fora da sala de aula, entre seus pares, é tão importante quanto o que se aprende em sala, nas interações com os alunos. O percurso metodológico deste estudo compreendeu a observação participativa em sessões de coordenação pedagógica, a realização de entrevista semiestruturada, aplicação de questionário e notas de campo. Ao abordar o grupo como comunidade de prática, foi possível reconhecer a escola como lócus de aprendizagem profissional e compreender as incidências de negociação de sentido, construção de conhecimento e aprendizagem mediada pelos pares.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMoto-contínuo : a aprendizagem de professores de línguas estrangeiras em comunidade de práticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de línguas - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua estrangeira - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordComunidade de práticaspt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática de ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In this qualitative interpretive study, I researched foreign language teachers’ interactions and participation in professional practices at a public language school in DF. My goal was to identify, describe, and comprehend their in-service situated learning. (WESTHEIMER, 2008; GROSSMAN, WINEBURG and WOOLWORTH, 2001). While previous research explored communities of practice (LAVE and WENGER, 1991; WENGER, 1998) as sites for higher education teacher educators’ learning, there is a paucity of literature on foreign language schoolteachers’ in-service learning. This case study (STAKE, 2011; YIN, 2001, DENZIN & LINCOLN, 2006) investigated foreign language schoolteachers’ professional learning in a sociocultural (VYGOTSKY, 1986; JOHNSON, 2009; LANTOLF, 2006; FREEMAN, 2004), situated (LAVE, 1988) perspective, anchored on participation as a metaphor for learning (SFARD, 1998; GREENO, 1997; ROGOFF, 1994). Teachers learn in professional development, formal and informal programs and activities. However, participating in communities of practice emerges as a vigorous professional learning pathway (LITTLE, 2002, 2003; HORN, 2010; LAVE, 1988, 1993, 1996; LAVE and WENGER, 1991), which implies the need to, on the one hand, reduce teachers’ isolation and, on the other, encourage interaction among them. It also suggests that what teachers learn among their peers in school is as important as what they learn in class with students. The research methodology comprised participant observation in pedagogical and coordination meetings, a semi-structured group interview, questionnaires, and field notes. In framing the group as a community of practice, I was able to acknowledge the school as a site for professional development, as well as the incidence of negotiation of meaning, knowledge building, and mediated learning among peer teachers.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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