Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Nuto, João Vianney Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | Paz, Roberto Luis Medina | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-16T10:59:55Z | - |
dc.date.available | 2020-06-16T10:59:55Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-16 | - |
dc.date.submitted | 2019-04-18 | - |
dc.identifier.citation | PAZ, Roberto Luis Medina. No rastro do duende de Federico García Lorca: noção de autoria e de criação artístico-literária. 2019. 212 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38044 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta investigação percorre o caminho de produção poética e dramática do escritor espanhol Federico Garcia Lorca (1898-1936), a partir das noções de autor e de autoria. As obras “Bodas de sangue” (1933) e “Poeta em Nova York” (1940) são construídas e discutidas em diferentes conferências e entrevistas do autor. Os processos de construção artística e autoral se relacionam com a metáfora do duende. Nesse sentido, a concepção de autor e de criador artístico é debatida desde a Grécia até os dias atuais. Depois da “morte do autor”, ele insiste em ressurgir. A polêmica está na distinção entre o homem e a obra. De quem é o sentido: autor, leitor ou texto? Federico Garcia Lorca, lido hoje, torna tensa a figura autoral, pois há destacadamente sua presença nos rastros do duende, ou seja, nos processos criativos em sua criação de poesia e de drama. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | No rastro do duende de Federico García Lorca : noção de autoria e de criação artístico-literária | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Garcia Lorca, Federico, 1898-1936 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criação artística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura espanhola | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research traces the path of poetic and dramatic production of the Spanish writer
Federico Garcia Lorca (1898-1936), from the notions of author and authorship. The works
“Blood Wedding” (1933) and “Poet in New York” (1940) are constructed and discussed in
different conferences and interviews of the author. The processes of artistic and authorial
construction are related to the duende metaphor. In this sense, the conception of author and
artistic creator is debated from Greece until the present day. After the "death of the author," he
insists on resurgence. The controversy lies in the distinction between the man and the work.
Whose meaning is it: author, reader or text? Federico Garcia Lorca, nowadays, makes the
authorial figure tense, for there is a remarkable presence in the traces of the duende, that is, in
the creative processes in his creation of poetry and drama. | pt_BR |
dc.contributor.email | prof.medina@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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