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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38067
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Titre: Processo de desenvolvimento de novos produtos e o modelo de referência mecatrônico: uma experiência didática na escola de empreendedores do CDT/ UnB
Autre(s) titre(s): New products development process : a didactic experience in the entrepreneurs school of CDT/ UNB
Auteur(s): Luz, Kerlla de Souza
Orientador(es):: Farias, Mylène Christine Queiroz de
Coorientador(es):: Barbalho, Sanderson César Macêdo
Assunto:: Educação em Engenharia
Aprendizado ativo
Processo de Desenvolvimento de Produtos
Cenário de integração
Date de publication: 22-jui-2020
Référence bibliographique: LUZ, Kerlla de Souza. Processo de desenvolvimento de novos produtos e o modelo de referência mecatrônico: uma experiência didática na escola de empreendedores do CDT/ UnB. 2019. ix, 137 f., il. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: O objetivo desta tese é verificar se a aplicação de métodos de aprendizagem ativa garante um aumento no desempenho acadêmico e no desenvolvimento das habilidades transversais imprescindíveis para o mercado de trabalho. No século XXI, a comunidade acadêmica busca por modelos ideais para o educar dentro do processo transitório das gerações, ainda apoiada basicamente na transmissão de conhecimento centrada no professor. Assim como as instituições de ensino enfrentam esse desafio, as empresas têm sentido também dificuldade na capacitação dos seus funcionários dentro de um mercado que se prepara para a 4ª revolução industrial. Dessa forma, as empresas buscam por um profissional que possa agregar como fator diferencial o desenvolvimento de novos produtos diante das possibilidades do mercado. Sendo assim, há uma lacuna entre o que o egresso encontrará no mercado de trabalho e o aluno dentro da sala de aula. A possibilidade de aproximar o mundo do trabalho e a sala de aula pode trazer inúmeros benefícios para uma nova geração de trabalhadores, além de permitir mais produtividade para as empresas. Assim, como uma tentativa de contribuir para preencher essa lacuna, este trabalho consistiu na aplicação de um Processo de Ensino-Aprendizagem com Cenários de Integração (CI) baseado no Modelo de Referência Mecatrônico (MRM) e no PBL (do inglês, Problem-Based Learning), e interligado ao Processo de Avaliação de Desempenho baseado na Análise das Competências CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitudes). Neste trabalho, a disciplina Processo de Inovação e Desenvolvimento de Produtos foi utilizado como estudo de caso, que é ofertada semestralmente pela Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília para alunos de todos os cursos de graduação em engenharia. Esta disciplina faz parte do Projeto Escola de Empreendedores, do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). Com o objetivo de verificar a existência da relação entre o aproveitamento de Conhecimento, Habilidade e Atitude (CHA) dos estudantes das turmas A e B, foi realizada a análise dos dados de forma quantitativa. Para verificar a existência de correlação entre o aproveitamento do CHA, foi necessário o cálculo do coeficiente da correlação linear (r). E, para verificar se, em média, os estudantes obtiveram a mesma nota nas categorias do CHA, aplicou-se o teste t de Student de probabilidade estatística para amostras independentes, considerando-se um nível de significância de 5%. Observou-se, que o comportamento apresentado pelas variáveis investigadas é linear, e que as associações têm tendências positivas. Porém, na turma B, houve maior correlação entre habilidades, atitudes e conhecimento mostrando que a aplicação da metodologia PBL sozinha também despertou na turma os 3 pilares da competência CHA: conhecimento, habilidades e atitudes. Todavia, na validação das hipóteses com o teste t, a turma A, onde houve a aplicação do cenário de integração e metodologia PBL juntos, obteve aproveitamento na avaliação em habilidades e atitudes significativamente maior. No entanto, a turma B, obteve índice de aproveitamento na avaliação em conhecimentos significativamente maior.
Abstract: This thesis aims at determining whether the application of active learning methods leads to an increase in academic performance and the development of the necessary transversal abilities for the labor market. In the 21st century, the academic community is looking for ideal models of education that consider the transient process of generations, as the current generation is still supported by a teacher-centered teaching model. Not only educational institutions face this challenge, but also companies have experienced difficulties in training their employees in a market that is transitioning to the 4th industrial revolution. Thus, companies search for a professional that can be a differential factor in the development of new products taking advantage of the market possibilities. Thus, there is a gap between what alumni find in the job market and what students find in the classroom. Bringing the world of work and the classroom closer together can provide many benefits to a new generation of workers and increase the productivity of companies. Thus, this work aimed at filling this gap by conceiving a Teaching-Learning Process with Integration Scenarios (IC) based on the Mechatronic Reference Model (MRM) and Problem-Based Learning (PBL). Knowledge, Abilities, and Attitudes (KAA) Competence Analysis was performed for evaluating performance. In this work, the subject “Innovation and Product Development Process,” which is offered half-yearly by the Faculty of Technology of the University of Brasilia for students of all undergraduate degrees in engineering, was used as a case study. This subject is part of the Entrepreneurs' School Project of the Support Center for Technological Development of the University of Brasilia (CDT/UnB). With this purpose, we collected data using questionnaires that were administered for two classes in the first half of 2019 following the methodology of continuous evaluation of KAA. More specifically, we applied the PBL methodology without including the Integration Scenario in one of the classes ( CWNS - class with no scenario - or B class, containing 20 students) and providing the didactic experience of scenarios to the students in the other class (CWS - class with scenario - or A class, containing 35 students). Therefore, here we propose an adaptation of the Integration Scenario method supported by the PBL Methodology, in which each multidisciplinary team - groups of students from different courses and, thus, with different knowledge - researched and defined its own company project integrated to an innovative product proposal. When validating the hypotheses using the student’s t-test, we observed that the class A, where the integration scenario was applied together with the PBL methodology, performed significantly better in the evaluation of abilities and attitudes than the class B. However, the class B performed significantly better in the evaluation of knowledge than the class A.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2019.
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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