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2019_YuriFidelisSouzaDonas.pdf3,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorPacheco, Sulian Vieira-
dc.contributor.authorDonas, Yuri Fidelis Souza-
dc.date.accessioned2020-06-22T15:20:55Z-
dc.date.available2020-06-22T15:20:55Z-
dc.date.issued2020-06-22-
dc.date.submitted2019-09-10-
dc.identifier.citationDONAS, Yuri Fidelis Souza. Medeia degenerada: um percurso entre a Tragédia e o Terror. 2019. 236 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38076-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa se debruça sobre um percurso de abordagem da tragédia grega clássica Medeia de Eurípides, contaminada por saberes do terror cinematográfico. Sondando os respectivos contextos de invenção desses gêneros artísticos, dois pressupostos emergem: o desafio que ambos compartilham sobre como estetizar as violências em suas obras e o paradigma da ameaça para instauração cênica do terror. Investigando a elaboração e abordagem de algumas ameaças do cinema de terror e seus procedimentos de feitura, procurase aproximar e justificar a abordagem cênica de Medeia enquanto ameaça em sua respectiva diegese e, portanto, propô-la como uma personagem potente para uma elaboração em performance terrorífica. Tendo o formato solo como estrutura e a análise pragmática, a exposição estética aos filmes de terror e prática artística como abordagens metodológicas, são levantadas a partir de noções de medo e caracterizações do terrível no pensamento de Schiller, Bauman, Lovecraft e Spinoza, além da contribuição aristotélica para especular elos entre o terror e a tragédia, as potências fóbicas sugeridas no texto euripidiano bem como critérios de seleção de um corpus que orientaram boa parte das escolhas estéticas do exercício cênico atrelado a essa pesquisa. Uma reflexão sobre a tendência de desumanização para atuação da ameaça, assim como de uma tendência à hiperhumanização da protagonista trágica, evidencia diferenças entre durações dessas presenças diegeticamente, metáfora e literalidade do ato violento, personagem de atmosfera e atuação em solo, flexibilização das atitudes, vantagens predatórias e inclusive o acesso, direito e relação delas com a palavra em performance.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMedeia degenerada : um percurso entre a Tragédia e o Terrorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTerror cinematográficopt_BR
dc.subject.keywordTragédia cinematográficapt_BR
dc.subject.keywordMedeia de Eurípidespt_BR
dc.subject.keywordViolênciapt_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research focuses on a course of approach to the classical Greek tragedy Medea of Euripides, contaminated by knowledge of cinematic terror. Probing the respective contexts of invention of these artistic genres, two assumptions emerge: the challenge they both share about how to aestheticize violence in their works, and the threat paradigm for the scenic instigation of terror. Investigating the elaboration and approach of some threats of horror cinema and its making procedures, we seek to approach and justify the scenic approach of Medea as a threat in their respective diegese and, therefore, to propose it as a potent character for an elaboration in Terrifying performance. Taking the solo format as structure and pragmatic analysis, aesthetic exposure to horror films and artistic practice as methodological approaches, are raised from notions of fear and characterizations of the terrible in the thinking of Schiller, Bauman, Lovecraft and Spinoza, as well as Aristotelian contribution to speculate links between terror and tragedy, the phobic powers suggested in the Euripidian text as well as criteria for selecting a corpus that guided much of the aesthetic choices of scenic exercise linked to this research. A reflection on the tendency of dehumanization to act the threat, as well as a tendency to hyperhumanization of the tragic protagonist, shows differences between durations of these presence diegetically, metaphor and literality of the violent act, character of atmosphere and acting on the ground, flexibility of attitudes, predatory advantages and even their access, right and relationship to the word in performance.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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