Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Flávio Santos | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Pedro Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-24T12:36:01Z | - |
dc.date.available | 2020-06-24T12:36:01Z | - |
dc.date.submitted | 2019-09-20 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Pedro Ribeiro. A Suite de Clavecin de Alex. Voormolen :contextualização, análise e adaptação para cravo de cópia histórica. 2019. 298 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38096 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Alexander Voormolen (1895-1980), compositor holandês relativamente desconhecido, escreveu em 1921 a sua Suite de Clavecin, para piano. Nesta dissertação, busca-se investigar a tradição na qual se insere a obra, bem como o pioneirismo de Voormolen em um cenário de “renascimento” do cravo e de redescoberta do seu repertório. Propõe-se possibilidades na adaptação da Suite de Clavecin, de escrita tipicamente pianística, para execução em cravo de cópia histórica. Para tanto, faz-se uma análise formal e harmônica, balizando aspectos históricos do gênero suite e dos movimentos da Suite de Clavecin. Situa-se, assim, a obra na tradição francesa do início do século XX, ao mesmo tempo em que se contextualiza a sua inspiração no repertório para teclas dos séculos XVII e XVIII. Expõe-se a busca de Voormolen – paralela à de seu mentor Maurice Ravel (1875-1937) na peça Le tombeau de Couperin (1918) – por sintetizar linguagens musicais antigas e modernas, indo em direção a um estilo composicional de orientação francesa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A Suite de Clavecin de Alex. Voormolen : contextualização, análise e adaptação para cravo de cópia histórica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Voormolen, Alexander, 1895-1980 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cravo (Instrumento musical) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música erudita | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Arruda, Carlo Vinícius Rosa | - |
dc.description.abstract1 | In 1921, Alexander Voormolen (1895-1980), a relatively unknown Dutch composer,
wrote his Suite de Clavecin for piano. This dissertation seeks to investigate the tradition
in which the work inserts itself, as well as the pioneering spirit of Voormolen in the
context of the harpsichord’s revival and rediscovery of its repertoire, proposing
possibilities in the adaptation of the piece, of typically pianistic writing, to be played on
a ‘historic replica’ harpsichord. For this purpose, a formal and harmonic analysis is made,
highlighting historical aspects of the suite genre and the movements of the Suite de
Clavecin. This work situates the Suite de Clavecin within the French tradition of the early
twentieth century while contextualizing its inspiration in the keyboard repertoire of the
seventeenth and eighteenth centuries. This exposes Voormolen's quest – parallel to his
mentor’s, Maurice Ravel (1875-1937), in Le tombeau de Couperin (1918) – to synthesize
ancient and modern musical languages, moving towards a French-oriented compositional
style. | pt_BR |
dc.contributor.email | pedroribeiro@gmail.com | - |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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