Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Romeiro, Luiz Antonio Soares | - |
dc.contributor.author | Mazzei, Débora Franceschini | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-24T13:53:19Z | - |
dc.date.available | 2020-06-24T13:53:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-24 | - |
dc.date.submitted | 2019-11-28 | - |
dc.identifier.citation | MAZZEI, Débora Franceschini. Pequenos negócios de alto impacto: um guia para atuação do sistema Sebrae. 2019. 110 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38114 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O universo empresarial é composto por uma variedade de perfis de negócios com
diversidade de processos e dinâmicas singulares, integrando esta arena desde
microempreendedores individuais - empresas com atividades de baixa complexidade,
que podem gerar até um posto de trabalho e faturam até R$ 81 mil ao ano -,
microempresas, empresas de pequeno porte, médias e grandes empresas, além disto
existem as geradoras de postos de trabalho e as que só tem os sócios em seu quadro
de colaboradores. Neste contexto, e com grande pluralidade de modelos de negócios
e de tamanhos são encontradas as empresas de alto impacto. Estas classificam-se
como geradoras de postos de trabalho - têm ao menos 10 funcionários formalmente
registrados – e apresentam crescimento de 20% ao ano, nos últimos três anos
consecutivos, e são classificadas, em sua maioria, como pequenos negócios (faturam
até R$ 4,8 milhões ao ano). O ritmo acelerado de crescimento destas empresas está
associado à busca constante por inovação e ao perfil empreendedor de seus
proprietários. Associado ao crescimento está o surgimento de grandes desafios, que
se não forem superados podem impactar na continuidade da curva de bons resultados
do negócio. Ao entender a dinâmica e as demandas dos negócios de alto impacto o
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) buscou
desenvolver estratégia de atuação focada no atendimento às necessidades
identificadas. Neste estudo foi possível avaliar as melhores práticas aplicadas no
projeto piloto realizado, em 2015, na parceria firmada entre o Sebrae e a Endeavor e
pelos Sebrae RJ e PR, resultando na identificação de ações e ferramentas que
comporão a jornada do crescimento aos negócios de alto impacto, o que resultou na2
elaboração do produto tecnológico “Negócios de Alto Impacto um Guia para a Atuação
do Sistema Sebrae”, material que promoverá o nivelamento conceitual sobre este
perfil de negócios e no engajamento dos Sebrae/UF para a ampliação de seu
atendimento às empresas que apresentam potencial para ser um negócio de alto
impacto e às empresas que já estão no patamar do perfil de negócio de alto impacto. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Pequenos negócios de alto impacto : um guia para atuação do sistema Sebrae | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Microempreendedores individuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sebrae | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The business universe is composed of a variety of business profiles with unique
process diversity and dynamics, integrating this arena from individual
microentrepreneurs - companies with low complexity activities that can generate up to
a job and earn up to R$ 81,000 per year. - Microenterprises, small businesses, medium
and large companies, in addition there are job generators and those that only have
partners in their staff. In this context, and with great plurality of business models and
sizes are found the high impact companies. These are classified as job generators -
they have at least 10 formally registered employees - they have grown by 20% per
year for the last three consecutive years and are mostly classified as small businesses
(they earn up to R $ 4.8 million per year). The fast pace of growth of these companies
is associated with the constant search for innovation and the entrepreneurial profile of
their owners. Associated with growth is the emergence of major challenges that, if not
overcome, could impact the continuity of the business results curve. Understanding
the dynamics and demands of high-impact business, the Brazilian Micro and Small
Business Support Service (Sebrae) sought to develop an action strategy focused on
meeting the identified needs. In this study it was possible to evaluate the best practices
applied in the pilot project carried out in 2015, in the partnership between Sebrae and
Endeavor and by Sebrae RJ and PR, resulting in the identification of actions and tools
that will make up the journey of growth to high-end business. impact, which resulted in
the elaboration of the technological product “High Impact Business a Guide for the
Performance of the Sebrae System”, material that will promote the conceptual leveling
of this business profile and the engagement of the Sebrae/UF to expand its service to2
companies that have the potential to be a high impact business and companies that
are already at the high impact business profile level. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|