Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Gilberto Lacerda | - |
dc.contributor.author | Martins, Erikson de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-24T14:09:56Z | - |
dc.date.available | 2020-06-24T14:09:56Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-24 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Erikson de Carvalho. O Whatsapp e o desenvolvimento da argumentação escrita: a produção textual no ensino de língua materna e as tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão. 2019. 414 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38116 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa insere-se nas discussões acerca da educação linguística mediada pelas
Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE), que alteraram
profundamente as relações que estudantes e professores estabelecem com as práticas sociais
de leitura e escrita. Atividades de leitura e escrita desenvolvidas no âmbito das TICE podem
aproximar os estudantes das práticas cotidianas de uso da linguagem, bem como auxiliar o
desenvolvimento de competências e habilidades imprescindíveis para uma efetiva aprendizagem
e uso social da língua. Nesse sentido, as TICE apresentam muitos espaços de escrita onde são
possíveis a expressão de posicionamento crítico e a construção de sentenças argumentativas
para defendê-lo, como, por exemplo, o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp,
mensageiro bastante popular entre os nossos estudantes. Partindo desses pressupostos, esta
pesquisa visou responder ao seguinte questionamento: como o desenvolvimento de atividades
pedagógicas de discussão em grupos do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp pode
aprimorar a argumentação escrita dos estudantes? A investigação em torno dessa questão teve
por objetivo geral explorar as potencialidades interativas, linguísticas, multimidiáticas e
hipermidiáticas do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp como recursos pedagógicos
para o desenvolvimento da argumentação escrita dos estudantes. O desdobramento desse
propósito delineou-se em três objetivos específicos: a) entender as relações que se estabelecem
entre as práticas sociais de leitura e escrita e as novas tecnologias digitais de informação,
comunicação e expressão; b) desenvolver um conjunto de atividades pedagógicas direcionadas
ao uso do WhatsApp como dispositivo para o desenvolvimento da argumentação escrita de
estudantes em situações de ensino e aprendizagem; c) avaliar se atividades de produção textual
do gênero chat em grupos do aplicativo WhatsApp podem aprimorar a argumentação escrita dos
estudantes. Com relação ao referencial teórico que fundamenta esta pesquisa, buscamos o
suporte de pesquisadores que investigam acerca das tecnologias digitais aplicadas aos
processos de ensino e aprendizagem e às novas práticas de leitura e escrita nos ambientes da
rede, especialmente as desenvolvidas no WhatsApp. Ademais, apoiamo-nos em teóricos que
apresentam estudos voltados para o campo da argumentação e para o desenvolvimento da
competência argumentativa na produção textual. Como fio condutor do desenvolvimento
metodológico, adotamos a metodologia da pesquisa-ação como forma de investigação da própria
prática docente por meio do desenvolvimento de uma proposta de intervenção pedagógica
aplicada a uma turma de 3º ano do ensino médio técnico integrado. Como instrumentos de coleta
de dados, utilizamos o diário de bordo; produções textuais do gênero chat desenvolvidas no
WhatsApp; produções do gênero artigo de opinião e questionários respondidos pelos estudantes
para avaliação da proposta de intervenção pedagógica. Os dados coletados foram organizados
e analisados sob a ótica da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam que o
aplicativo WhatsApp e a exploração de seus recursos multimidiáticos e hipermidiáticos são
capazes de aprimorar o desenvolvimento da capacidade de argumentação dos estudantes,
contribuindo, ainda, para a interação e para a construção colaborativa do conhecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O Whatsapp e o desenvolvimento da argumentação escrita : a produção textual no ensino de língua materna e as tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias digitais de informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação e expressão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject.keyword | WhatsApp | pt_BR |
dc.subject.keyword | Argumentação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is part of discussions about language education mediated by Digital Information,
Communication and Expression Technologies (TICE), which profoundly altered the relationships
that students and teachers establish with the social practices of reading and writing. Reading and
writing activities developed within the scope of TICE can bring students closer to everyday
language use practices, as well as assisting in the development of competences and skills that
are essential for effective language learning and use. In this sense, TICE presents many writing
spaces where it is possible to express critical positioning and the construction of argumentative
sentences to defend it, such as the instant messaging application WhatsApp, a popular
messenger among our students. Based on these assumptions, this research aimed to answer the
following question: How can the development of pedagogical group discussion activities of the
WhatsApp instant messaging application improve students' written arguments? The research
around this issue aimed to explore the interactive, linguistic, multimedia and hypermedia
capabilities of the WhatsApp instant messaging application as pedagogical resources for the
development of students' written arguments. The unfolding of this purpose was outlined in three
specific objectives: a) to understand the relations that are established between the social
practices of reading and writing and the new digital technologies of information, communication
and expression; b) develop a set of pedagogical activities directed to the use of WhatsApp as a
device for the development of students' written arguments in teaching and learning situations; c)
evaluate whether textual production activities of the chat genre in WhatsApp application groups
can enhance students' written argumentation. Regarding the theoretical framework that underlies
this research, we seek the support of researchers who investigate about digital technologies
applied to teaching and learning processes and new reading and writing practices in network
environments, especially those developed in WhatsApp. Moreover, we rely on theorists who
present studies focused on the field of argumentation and the development of argumentative
competence in textual production. As a guiding thread of the methodological development, we
adopted the action research methodology as a way of investigating the teaching practice itself
through the development of a pedagogical intervention proposal applied to a 3rd year integrated
technical high school class. As data collection instruments, we use the logbook; textual
productions of the chat genre developed in WhatsApp; productions of the opinion article genre
and questionnaires answered by the students to evaluate the pedagogical intervention proposal.
The collected data were organized and analyzed from the perspective of content analysis. The
research results indicate that the WhatsApp application and the exploitation of its multimedia and
hypermedia resources are able to improve the development of students' argumentation skills,
contributing to the interaction and collaborative construction of knowledge. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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