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2019_JéssicaLouzaPereira.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCavaton, Maria Fernanda Farah-
dc.contributor.authorPereira, Jéssica Louza-
dc.date.accessioned2020-06-24T14:35:34Z-
dc.date.available2020-06-24T14:35:34Z-
dc.date.issued2020-06-24-
dc.date.submitted2019-11-29-
dc.identifier.citationPEREIRA, Jéssica Louza. Trajetórias, desafios e perspectivas das unidades de educação infantil das universidades federais: uma reflexão à Universidade de Brasília. 2019. 109 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38122-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva compreender a relação existente entre as Unidades de Educação Infantil – UEIs de universidades federais e as universidades às quais pertencem. As primeiras UEIs de universidades federais surgiram na década de 1970, como resultado de reivindicações de creches nos locais de trabalho, para atender crianças filhas de servidores. Por meio de diversos dispositivos jurídicos gerais e os específicos das UEIs, ocorreram alterações significativas quanto à estrutura dessas unidades que foram se constituindo espaços para o desenvolvimento de uma educação infantil de qualidade. Elas têm buscado explicar sua vinculação e permanência no âmbito das universidades federais brasileiras se apresentando como espaços de colaboração com as universidades às quais pertencem, por meio da tríade universitária. Para estudar esse tema, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e utilizou-se como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada, realizada com sete dirigentes de UEIs de universidades federais para relatarem as trajetórias, os desafios e as perspectivas em relação às UEIs que dirigiam e as universidades às quais pertenciam. As entrevistas foram analisadas segundo as técnicas de análise de conteúdo de Bardin, triangulando com informações e documentos de websites dessas unidades. Entre os resultados obtidos, encontra-se a percepção das UEIs como lócus privilegiado de desenvolvimento da tríade universitária para múltiplas áreas de conhecimento da universidade. Além da percepção de as UEIs serem espaços de qualidade, já que atuavam nessas unidades professoras bastante qualificadas, a proposta pedagógica era diferenciada das UEIs municipais e elas contribuíam para a produção científica e as políticas públicas na área da educação infantil. Apesar de serem de qualidade, desafios e dificuldades foram pontuados pelas sete dirigentes entrevistadas, sendo os principais o contingenciamento orçamentário que as universidades públicas e a área de educação como um todo vêm enfrentando e o número insuficiente de professoras decorrente da ausência de concursos públicos. As trajetórias dessas UEIs são de muita luta para continuarem existindo, de modo que a tendência é a de que cada vez mais unidades se vinculem a unidades acadêmicas da área da educação no âmbito das universidades federais às quais pertencem. Visando assim, a institucionalização dessas UEIs como espaços educacionais em consonância com as atividades-fim das universidades federais a que pertencem e com as legislações vigentes. Conclui-se que as UEIs vinculadas às universidades federais contribuem para desenvolver uma educação infantil de qualidade, no entanto, a perspectiva é de muitos desafios a serem enfrentados, postos pela série de contingenciamentos orçamentários no âmbito da administração pública federal.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTrajetórias, desafios e perspectivas das unidades de educação infantil das universidades federais : uma reflexão à Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordUnidades de educação infantilpt_BR
dc.subject.keywordUniversidades federaispt_BR
dc.subject.keywordTríade universitáriapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to comprehend the relation between the Units of Child Education (“Unidades de Educação Infantil” - UEIs) of Federal Universities and the universities to which they belong to. The first Federal Universities’s UEIs appeared in the beginning of the 1970s, as a result of demand for kindergartens in the workplaces, aimed at attending the children of the public servants. Through various general pieces of law like as well as through UEIs’ specific norms, significant changes were made to the structure of these units, which consequently turned into spaces oriented to the development of quality early childhood education. These institutions have been justifying their links with and their permanence within the Brazilian federal universities presenting themselves as spaces of collaboration with the universities they belong to, based in the university triad. In order to study this theme, we adopted a research of qualitative approach and used, as research instrument, semi-structured interviews with seven heads of federal universities’ UEIs, in which they reported the trajectories, challenges and perspectives of the relations between the UEIs they leaded and the universities they belonged to. These interviews were analysed following Bardin’s techniques of analysis of content, and were triangulated with information and documents obtained in the websites of these units. Between the results of the research, we find the perception of the UEIs as a privileged locus for the development of the university triad in regard to the various knowledge areas of the university itself. Furthermore, there is the perception of the UEIs as structures of high quality, due to the high qualification of their teachers, their distinguished pedagogical proposals in the relation to municipalities’ UEIs and their contribution to scientific production and to public policies in the realm of child education. In spite of the quality of these institutions, challenges and difficulties were indicated by the seven interviewed heads, the main ones being budget cuts in the universities and the educational field, and the lack of teachers due to hiring freezes. The trajectories of these UEIs present existential struggles, and therefore the trend is that these units will increasingly link themselves to academic units in the pedagogy field within the federal universities they belong to. In this way, they aim the institutionalization of these UEIs as educational spaces in line with the main activities of the federal universities they belong to and with the legislation. We conclude that the UEIs linked to federal universities contribute to develop quality child education, but the perspective is of them facing many challenges related to budget cuts in the federal administration.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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