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2019_NorivanLustosaLisboaDutra.pdf5,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCastioni, Remi-
dc.contributor.authorDutra, Norivan Lustosa Lisboa-
dc.date.accessioned2020-06-25T13:42:50Z-
dc.date.available2020-06-25T13:42:50Z-
dc.date.issued2020-06-25-
dc.date.submitted2019-12-16-
dc.identifier.citationDUTRA, Norivan Lustosa Lisboa. A terceira derrota de Anísio Teixeira: o REUNI na UnB. 353 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38165-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo insere-se na temática de implementação de políticas públicas. Trata-se do Plano de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), criado a partir do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) durante o segundo governo de Luís Inácio Lula da Silva (2007-2010), com o objetivo de ampliar o acesso de brasileiros ao ensino superior público. Considerando a abrangência da temática, priorizou-se o projeto apresentado pela UnB em decorrência de particularidades inerentes a essa instituição, dentre elas: estar situada nas proximidades dos centros decisórios das políticas públicas nacionais, ser a universidade cujo projeto de criação foi elaborado por Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro na década de 1960 e, sobretudo, por ser a única instituição que, diferentemente de outras, apresentou dois planos de reestruturação no âmbito do Reuni. A pesquisa é de cunho qualitativo, apoiada na abordagem do Ciclo de Políticas e na análise de conteúdo. Utilizou-se o Mapa de Resultados e Processos (MaPR) para apresentar o projeto de expansão da UnB. A opção por essas estratégias foi em decorrência das possibilidades de se caracterizar o fenômeno e levantar as informações sobre o objeto, pois essas favorecem a identificação dos atores e das influências nas decisões para a (re)elaboração dos Planos de Reestruturação da UnB. Para isso, fez-se um estudo bibliográfico e documental do percurso histórico da universidade (da gênese aos tempos atuais), considerando os contextos de influência. Além da análise documental produzida durante o período de implementação do programa, entrevistas semiestruturadas foram realizadas com atores que se envolveram com o primeiro e o segundo projeto apresentado. A pesquisa perseguiu a ideia de problematizar em que medida o projeto fundador da UnB atualizou-se ou esteve associado ao projeto de expansão promovido pelo Reuni na UnB. Para tanto, resgatou a concepção original da UnB, a partir do seu Plano Orientador, elaborado por Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. Nessa direção, a tese, apoiada nestes pressupostos e na identificação dos indicadores apresentados durante a expansão, buscou caracterizar o êxito ou não de tal processo de expansão, principalmente, em que medida o Reuni atualizou ou se distanciou do desejo de seus fundadores.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA terceira derrota de Anísio Teixeira : o REUNI na UnBpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordImplementação de políticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordAnísio Teixeirapt_BR
dc.subject.keywordDarcy Ribeiropt_BR
dc.subject.keywordPlano de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI)pt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study is part of the theme of implementation of public policies. It deals with the Federal Universities Expansion and Restructuring Plan (REUNI), created from the Education Development Plan (PDE) during the second government of Luís Inácio Lula da Silva (2007- 2010), with the objective of expanding the access of Brazilians to public higher education. Considering the scope of the theme, the project presented by UnB is prioritized, due to the peculiarities inherent to this institution, among them: to be located near the decision-making centers of national public policies; to be the university whose creation project was prepared by Anísio Teixeira, and Darcy Ribeiro, in the 1960s, and mainly because it is the only institution that, unlike others, presented two restructuring plans within Reuni. The research is qualitative, supported by the Policy Cycle approach and by content analysis. The Results and Processes Map (MaPR) was used to present the UnB Reuni. The choice for these strategies was due to the possibilities of characterizing the phenomenon and gathering information about the object, as they favor the identification of the actors and the influences on decisions for the (re) elaboration of UnB's Restructuring Plans. For this, a bibliographical and documentary study of the historical course of the university (from the genesis to the present time) was achieved, considering the contexts of influence. In addition to the documentary analysis produced during the program implementation period, semi-structured interviews were conducted with actors who were involved with the first and second projects presented. The research rescued the original conception of UnB, from its Guiding Plan, elaborated, particularly, by the commitment of Anísio Teixeira and Darcy Ribeiro. In this direction, the thesis, supported by these assumptions and the identification of the indicators presented during the expansion, sought to characterize the success or not of such an expansion process, mainly, to what extent Reuni updated or distanced itself from the desire of its founders.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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