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dc.contributor.advisorWiggers, Ingrid Dittrich-
dc.contributor.authorFreitas, Tayanne da Costa-
dc.date.accessioned2020-06-26T00:13:02Z-
dc.date.available2020-06-26T00:13:02Z-
dc.date.submitted2020-02-11-
dc.identifier.citationFREITAS, Tayanne da Costa. A educação do corpo na escola-parque 210/211 Sul de Brasília. 2020. 239 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38207-
dc.descriptionTese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa em nível de doutorado teve como objetivo analisar a educação do corpo de crianças nos diversos tempos e espaços da escola-parque 210/211Sul, em Brasília-DF. As escolas-parque configuram referência que ocupou lugar de destaque no Plano de Construções Escolares de Brasília, e que em parceria com as escolas-classe oportunizam às crianças atividades complementares de caráter esportivo, recreativo e artístico. Além disso, essa instituição apresenta elementos arquitetônicos, históricos e filosóficos edificados com pessoalidade arrojada, sugerindo uma intencionalidade de educação do corpo e um entusiasmo para com a infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza teórico-metodológica, fundamentada em aspectos da etnografia e nos estudos da infância que se apresentam como um campo de conhecimento composto por diversos referenciais teóricos, metodológicos e analíticos. O trabalho de campo foi realizado entre março e setembro de 2018, em uma turma de 15 crianças, a maioria com idade entre 8 e 9 anos. As informações foram produzidas por meio de observação participante, produção de desenhos e conversas com as crianças, além de imagens fotográficas. No decorrer do estudo foram evidenciados processos de educação do corpo, marcados pelo controle gradativo das manifestações corporais, por meio de preceitos disciplinares condizentes com as normas institucionais e com as normas de convívio social. Entretanto, as culturas infantis, lúdicas e corporais foram forjadas em diversos momentos, especialmente nas aulas de educação física, na hora do recreio e nas aulas de teatro e de desenho. Nesse sentido concluímos que a educação do corpo, nessa escola-parque, remete à composição de diversos tipos de corpos, ajustáveis aos propósitos aos quais são submetidos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA educação do corpo na escola-parque 210/211 Sul de Brasíliapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEducação física para criançaspt_BR
dc.subject.keywordEscolas Parque - Brasília (DF)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to understand the children`s body educationin various times and spaces of 210/211 south park school, in Brasilia-DF. The park schools set up reference that occupied a prominent place in Brasilia Schools Building Plan, and in partnership with elementary school provide children with complementary sports, recreational and artistic activities. Besides, this institution has architectural, historical and philosophical elements built with bold personality, suggesting an intentionality of body education and enthusiasm for childhood. It is a qualitative research of theoretical and methodological nature, based on aspects of ethnography and childhood studies that present themselves as a field of knowledge composed of several theoretical, methodological and analytical references. The fieldwork was carried out between march and September 2018, in a class of 15 children, most aged 8 to 9 years. The information was produced through participant observation, production of drawings and conversations with children, besides photographic images. During the study, processes of body education were evidence, marked by the gradual control of bodily manifestations, through disciplinary precepts consistent with the institutional norms and social norms. However, children`s, playful and bodily cultures were forged at various times, especially in physical education classes, recess time and in drama and drawing classes. In this sense we conclude that body education, in this Park School, refers to the composition of various types of bodies, adjustable to the purposes to which they are subjected.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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