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Título: Marketing as a pathway to promote sustainable behavior : the goal framing theory as a source for the formulation of strategies in the organic food market
Autor(es): Aragão, Bruno Saboya de
E-mail do autor: brunosaboya@gmail.com
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Comportamento do consumidor
Marketing
Alimentos orgânicos
Data de publicação: 26-Jun-2020
Referência: ARAGÃO, Bruno Saboya de. Marketing as a pathway to promote sustainable behavior: the goal framing theory as a source for the formulation of strategies in the organic food market. 2019. 153 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Os últimos anos marcaram uma mudança na população global em relação aos seus comportamentos e aos seus níveis de consumo. Um novo paradigma está sendo construído, onde um indivíduo que pensa somente nele não é mais uma opção: impactos coletivos, sejam eles sociais ou ambientais, devem ser levados em consideração em todo momento de compra e em cada decisão tomada. Este novo paradigma fez crescer a procura por produtos menos agressivos para seres humanos e para a natureza, sendo os alimentos orgânicos um destes produtos. Ainda assim, diversos estudos mostram que, apesar da demanda crescente, os alimentos orgânicos ainda são pouco consumidos pela população, especialmente em países em desenvolvimento como o Brasil. Este fenômeno mostra o gap existente entre atitudes e comportamentos, que é analisado por acadêmicos e gestores. Tendo esta discussão em mente, o principal objetivo do presente trabalho foi testar se estratégias de marketing, como mensagens escritas e ecorotulagem, possuem um efeito eficaz no comportamento de compra dos consumidores, visando o crescimento do consumo de alimentos orgânicos em cenários simulados de compra. As estratégias de marketing utilizadas tiveram como base uma teoria de atingimento de metas, a Goal Framing Theory (GFT), desenvolvida por Lindenberg e Steg (2007). O objetivo principal foi dividido em quatro estudos, cada um com referenciais teóricos e métodos específicos, a fim de testar o modelo teórico proposto por Steg et al. (2014) em relação à utilização da GFT como base para estratégias de marketing: uma análise do estado da arte sobre motivadores e barreiras de consumo de alimentos orgânicos; uma construção de um modelo hierárquico motivacional; a utilização de mensagens escritas e separação de tipos motivacionais para a mudança de comportamento; e a análise da importância de aspectos individuais e coletivos no consumo. Diversas implicações são discutidas no decorrer da apresentação dos artigos, objetivando implicações empíricas e acadêmicas, para ambos pesquisadores e gestores. Em resumo, foi possível o atingimento do objetivo principal, e também a as diversas implicações sobre o consumo de alimentos orgânicos e as maneiras de aumentar sua participação no mercado de alimentos.
Abstract: The last years were marked by a shift in the population’s view regarding the way they behave in relation to their consumption. A new paradigm is being constructed, were a purely individual thinking is no longer an option: the collective impact of consumers’ decision, rather social or environmental, must be addressed in every purchase moment and in every decision made by individuals. This new paradigm increased the search for products that are less aggressive to both humans and environment, with the organic food being one of those. However, several studies show that, despite the growing demand, organic food is still little sought or effectively bought by the population, especially in in growing countries like Brazil. This phenomenon highlights an attitudinal-behavioral gap that might be addressed by both academy and managers. With all the discussed in mind, this dissertation’s main objective was to test if marketing strategies, such as written prompts and eco-labeling, had an efficient effect on consumers’ purchase behavior, aiming the growth of organic food consumption in simulated scenarios of purchase. In order to construct the strategies, a specific goal achievement theory was used, the Goal Framing Theory - GFT, developed by Lindenberg and Steg (2007). This objective derived in four separated studies, which one with its specific theoretical backgrounds and methods, in order to test the framework proposed by Steg et al. (2014) on the usage of the GFT as base for marketing strategies: a state of the art analysis regarding motivations and barriers of consumption; a construction of a hierarchical motivational chain; the usage of written prompts and motivation types to change behavior; and the analysis of the importance of individual and collective aspects on consumption. Several implications are discussed as the articles are presented, aiming most of the time in the practical usage of the findings, for both academic researches and marketing managers. In short, it was possible to achieve the main objective addressed, and highlight several implications regarding organic food consumption and ways to improve its status in its market.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2019. Tese (Doutorado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: CAPES
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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