Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Costa, Jonatas Maia da | - |
dc.contributor.author | Souza, Victor Bernardes de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T13:33:39Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26T13:33:39Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Victor Bernardes de. Do Plano Educacional de Brasília à educação física da Escola Parque Anísio Teixeira: a utopia na periferia. 2019. 80 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38240 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A construção de Brasília foi uma grande oportunidade de implementar um projeto
educacional de vanguarda. Anísio Teixeira elaborou um sistema educacional composto por
escolas parques e escolas classes integradas, que visavam promover a formação de um novo
ser humano para a vida na sociedade moderna. Somente 54 anos após a inauguração de
Brasília, a primeira escola parque fora do Plano Piloto foi inaugurada na periférica região de
Ceilândia, a Escola Parque Anísio Teixeira, oferecendo aulas de Educação Física e artes para
os anos finais do Ensino Fundamental. Diante disso, buscamos responder o seguinte problema
de pesquisa: considerando as transformações sociais e pedagógicas desde a concepção e
tentativa de implementação do Plano Educacional de Brasília até os dias atuais, como se
configura a Educação Física na Escola Parque Anísio Teixeira? O estudo teve como objetivo
geral compreender e problematizar como se configura e se expressa a Educação Física na
Escola Parque Anísio Teixeira. Além disso, buscamos identificar as influências do
pensamento pedagógico que orientaram a implementação da Educação Física nas primeiras
escolas parques e investigamos como o componente curricular Educação Física se manifesta
no Projeto Político Pedagógico da escola. Para tanto, nos inspiramos no método em Marx
buscando saturar a Educação Física na Escola Parque, considerando suas amplas
determinações e o movimento dialético entre o observado e o concreto real, buscando superar
os limites da aparência. Trata-se de uma investigação qualitativa de viés exploratório com
pesquisa bibliográfica e documental dos seguintes documentos: Plano de Construções
Escolares de Brasília (TEIXEIRA, 1961), Currículo em Movimento (DISTRITO FEDERAL,
2014) e PPP da Escola Parque Anísio Teixeira (DISTRITO FEDERAL, 2019). O PPP da
escola se mostrou alinhado aos princípios norteadores da escola pública, à pedagogia
histórico-crítica e a teoria crítica do currículo. As aulas na instituição são oferecidas em
formato de oficinas de arte e de temas da cultura corporal e tem caráter complementar. Há um
ecletismo de influências pedagógicas nos currículos das oficinas de cultura corporal da
instituição. As características sui generis da instituição dão a ela um grande potencial de
proporcionar a população da periferia do Distrito Federal uma educação crítica para o lazer,
tanto no campo da Educação Física (cultura corporal) quanto nas artes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Do Plano Educacional de Brasília à educação física da Escola Parque Anísio Teixeira : a utopia na periferia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano Educacional de Brasília | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Brasília’s construction was a great oportunity to implement a vanguard educational project.
Anísio Teixeira prepared an educational system composed by the integration of park and
grade schools, which aimed to prepare the formation of new individuals to live in the modern
society. 54 years after Brasília’s inauguration, the first park school in the suburban area of
Ceilândia was opened; named after Anísio Teixeira, the school offered PE and art classes to
the final years of elementary schools. Given the above, we aim to answer the following
research issue: considering the social and pedagogical transformations since the conception
and attempt to implement Brasília’s Educational Plan until the current days, how is the PE set
up in the Anísio Teixeira Park School? This research aimed mainly to understand and discuss
how the PE is set up and expressed in the Anísio Teixeira Park School. Besides, it is aimed to
identify the pedagogical approach influences that oriented the placement of PE in the first
Park Schools and it is discussed how the PE subject manifests itself in the Political and
Pedagogical Project (PPP) of the school. Therefore, Marx’s method serves as inspiration,
which lead to the gathering of as much information as possible about Park Schools PE classes,
considering its determinations and the dialectical movement between the subject of research
and the concrete reality, aiming to overcome the appearance limits. This is a qualitative and
exploratory research that used bibliographic review and documental analysis. The Anísio
Teixeira Park School’s PPP turned out to be aligned to the ideals of the public school, to the
historical critical pedagogy and to the critical curricular theory. The institution’s classes are
extracurricular, offered as art and corporal culture workshops. There is certain eclecticism in
the pedagogical influences in the PE classes of the institution. The institutional sui generis
characteristics give it a great potential to offer Distrito Federal’s peripheral population a
critical education focused on leisure, such as in PE as in arts. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|