Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38245
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MárciaNascimentoHenriquesKnop.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Retenção e resiliência no ensino superior brasileiro : determinantes das chances de conclusão
Autor(es): Knop, Márcia
Orientador(es): Collares, Ana Cristina Murta
Assunto: Universidades e faculdades - aspectos sociológicos
Ensino superior - Brasil
Renda - distribuição
Data de publicação: 26-Jun-2020
Referência: KNOP, Márcia Nascimento Henriques. Retenção e resiliência no ensino superior brasileiro: determinantes das chances de conclusão. 2020. 136 f. Tese (Doutorado em Sociologia) -- Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta tese busca compreender as desigualdades internas do sistema de ensino superior brasileiro. Para tanto, verifica a influência da origem social dos estudantes nas chances de conclusão dos cursos e avalia a distribuição dos graduandos entre as diferentes áreas de conhecimento e instituições de ensino superior. Diante das políticas de democratização para o ensino superior implementadas principalmente nos anos 2000, é importante saber se tais medidas têm sido acompanhadas por uma maior equidade do sistema. Daí a importância de se investigar os efeitos da origem social sobre as chances de concluir os cursos, considerando as diferentes áreas de formação e os setores institucionais – público ou privado. As análises foram realizadas por meio de estatística descritiva, modelos logísticos e modelos multinomiais, com uso do software R. Os resultados indicam que a renda familiar continua sendo um fator muito importante para a conclusão do curso. Quanto maior a renda, maiores as chances de conclusão dos diferentes cursos, em ambos os setores – público e privado. Já a escolaridade do pai se mostrou menos determinante. Embora o fato de ter pai com escolaridade mais alta aumente as chances de conclusão dos cursos, constatamos que, no setor público, a escolaridade do pai não apresenta significância estatística. Observamos também que, em geral, os graduandos de origem socioeconômica alta têm maior probabilidade de concluir cursos de retorno econômico alto e de frequentar instituições públicas. Os estudantes em posição socioeconômica desvantajosa que conseguem acessar as instituições públicas o fazem, majoritariamente, em cursos de médio ou baixo retorno econômico. De modo geral, apesar da expansão do acesso ao ensino superior, há uma expressiva estratificação horizontal nesse nível de ensino.
Abstract: The thesis seeks to explain the horizontal stratification of the Brazilian higher education system. It analyzes the influence of students’ social background on the chances of obtaining a degree and assesses the distribution of graduating students among the various subject areas. In view of the policies devised to democratize access to higher education, it is important to know whether these measures have been followed by greater equity within the system. Therefore, it is important to investigate the effects of the social background on the odds of obtaining a degree, considering yet the different subject areas and the institutional sectors (public or private). The thesis relies on descriptive statistics and multivariate models (logistic and multinomial logistic). All statistical tests were performed using R statistics. Model results indicate that family income remains a very important explanatory factor of the odds of graduating. The higher the income, the higher the odds of a student obtaining a degree in both the private and public sectors. In what concerns the level of schooling of the father, we found fewer significant results. Although students whose fathers have more years of schooling are more likely to obtain a degree, we find that in the public sector the effect of having a more educated father lacks statistical significance. Overall, students with higher social and economic status (SES) have a higher likelihood of graduating from courses providing higher economic returns and they are also more likely to attend public higher education. Students with low SES that succeed in entering public institutions are mostly enrolled in courses providing low or medium economic returns. In general, the expansion of enrollments notwithstanding, tertiary education is characterized by horizontal stratification to a substantial degree.
Résumé: La présente thèse s’applique à comprendre les inégalités internes du système de l’enseignement supérieur brésilien. À ce titre, elle vérifie l'influence qu’exerce l’origine sociale des étudiants sur leurs chances de conclure des cours et évalue la répartition de ceux-ci parmi les différents cours et institutions de l’enseignement supérieur. S’agissant des politiques de démocratisation de l’enseignement supérieur, notamment celles mises en œuvre durant les années 2000, il importe de savoir si ces mesures ont été suivies d’une plus grande équité du système. D’où l’importance d’enquêter les effets de l’origine sociale sur les chances de mener ces cours à terme, en considérant les différents domaines de formation ainsi que les secteurs institutionnels – public ou privé. Les analyses ont été menées par le biais d’une statistique dérivative et de modèles logistiques binomiaux ou multinomiaux, en utilisant l’application R. Les résultats indiquent que les revenus des familles restent un facteur très important de conclusion de cours. Plus les revenus sont élevés, plus les chances de conclusion des différents cours sont grandes, dans les deux secteurs – public et privé. Par contre, la scolarité du père se révèle moins déterminante : même si une plus grande scolarité du père accroit les chances de conclusion des cours, force est de constater que, dans le secteur public, celle-ci ne présente aucune signifiance statistique. En général, l’on constate également que les étudiants provenant d’une origine socioéconomique plus élevée ont une plus grande probabilité de conclure les cours dont les professions rapportent davantage économiquement, ainsi que de fréquenter les institutions publiques. Lorsque les étudiants en position socioéconomique moins favorisée ont accès aux institutions publiques, ils le font, majoritairement, dans des cours au retour économique moyen ou faible. En général, malgré un plus grand accès à l’enseignement supérieur, une forte stratification sociale s’exprime sur ce niveau de l’enseignement.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.