Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Wiggers, Ingrid Dittrich | - |
dc.contributor.author | Freitas, Tayanne da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T11:41:57Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T11:41:57Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-11 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Tayanne da Costa. A educação do corpo na Escola-Parque 210/211 Sul de Brasília. 2020. 240 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38328 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa em nível de doutorado teve como objetivo analisar a educação do corpo
de crianças nos diversos tempos e espaços da escola-parque 210/211Sul, em
Brasília-DF. As escolas-parque configuram referência que ocupou lugar de destaque
no Plano de Construções Escolares de Brasília, e que em parceria com as escolasclasse oportunizam às crianças atividades complementares de caráter esportivo,
recreativo e artístico. Além disso, essa instituição apresenta elementos arquitetônicos,
históricos e filosóficos edificados com pessoalidade arrojada, sugerindo uma
intencionalidade de educação do corpo e um entusiasmo para com a infância. Tratase de uma pesquisa qualitativa de natureza teórico-metodológica, fundamentada em
aspectos da etnografia e nos estudos da infância que se apresentam como um campo
de conhecimento composto por diversos referenciais teóricos, metodológicos e
analíticos. O trabalho de campo foi realizado entre março e setembro de 2018, em
uma turma de 15 crianças, a maioria com idade entre 8 e 9 anos. As informações
foram produzidas por meio de observação participante, produção de desenhos e
conversas com as crianças, além de imagens fotográficas. No decorrer do estudo
foram evidenciados processos de educação do corpo, marcados pelo controle
gradativo das manifestações corporais, por meio de preceitos disciplinares
condizentes com as normas institucionais e com as normas de convívio social.
Entretanto, as culturas infantis, lúdicas e corporais foram forjadas em diversos
momentos, especialmente nas aulas de educação física, na hora do recreio e nas
aulas de teatro e de desenho. Nesse sentido concluímos que a educação do corpo,
nessa escola-parque, remete à composição de diversos tipos de corpos, ajustáveis
aos propósitos aos quais são submetidos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A educação do corpo na Escola-Parque 210/211 Sul de Brasília | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas Parque - Brasília (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do corpo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to understand the children`s body educationin various times and
spaces of 210/211 south park school, in Brasilia-DF. The park schools set up reference
that occupied a prominent place in Brasilia Schools Building Plan, and in partnership
with elementary school provide children with complementary sports, recreational and
artistic activities. Besides, this institution has architectural, historical and philosophical
elements built with bold personality, suggesting an intentionality of body education and
enthusiasm for childhood. It is a qualitative research of theoretical and methodological
nature, based on aspects of ethnography and childhood studies that present
themselves as a field of knowledge composed of several theoretical, methodological
and analytical references. The fieldwork was carried out between march and
September 2018, in a class of 15 children, most aged 8 to 9 years. The information
was produced through participant observation, production of drawings and
conversations with children, besides photographic images. During the study,
processes of body education were evidence, marked by the gradual control of bodily
manifestations, through disciplinary precepts consistent with the institutional norms
and social norms. However, children`s, playful and bodily cultures were forged at
various times, especially in physical education classes, recess time and in drama and
drawing classes. In this sense we conclude that body education, in this Park School,
refers to the composition of various types of bodies, adjustable to the purposes to
which they are subjected. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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