Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/38330
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2019_JuliaCristinaParreiradaSilva.pdf5,28 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorTurbin, Ana Emilia Fajardo-
dc.contributor.authorSilva, Julia Cristina Parreira da-
dc.date.accessioned2020-06-29T11:56:46Z-
dc.date.available2020-06-29T11:56:46Z-
dc.date.submitted2019-12-09-
dc.identifier.citationSILVA, Julia Cristina Parreira da. Era uma vez um livro: materiais didáticos autorais mediados pela multimodalidade em um Centro de Línguas. 2019. 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38330-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa aqui relatada busca descrever os materiais didáticos produzidos pelos professores de um determinado Centro Interescolar de Línguas do Distrito Federal. O tema se circunscreve à descrição dos materiais didáticos produzidos sob medida pelos professores, em suas situações de trabalho. A produção do próprio material didático não é muito usual nas escolas e centros de línguas. No caso deste estudo, no entanto, o trabalho colaborativo entre professores e a escuta atenta às necessidades dos alunos apontaram caminhos viáveis para o material didático sob medida viabilizador de um ensino de línguas significativo. Apoiado nas diretrizes do Currículo em Movimento, o objetivo geral é apresentar e analisar alguns dos muitos materiais didáticos produzidos por professores na unidade escolar. Para compor o referencial teórico, essa pesquisa partiu de conceitos como a pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2015); da multimodalidade para analisar as imagens, mais precisamente da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006); dos gêneros textuais (MARCUSCHI, 2008); e algumas reflexões sobre autoria (DEMO, 2015; LEFFA, 2009; KUMARAVADIVELU, 2012), e ética editorial. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada interpretativa de estudo de caso, na modalidade análise documental descritiva. Os materiais didáticos foram coletados mediante uma solicitação escrita aos professores que disponibilizaram os documentos que compõem o corpus da pesquisa. Esses materiais didáticos foram desenvolvidos a partir de um grande tema eleito semestralmente por alunos e professores, e uma entrevista com uma professora produtora de materiais na escola analisada. Os professores desse Centro de Línguas produzem o próprio material didático desde o início de 2016, sendo que os registros coletados e analisados depois como dados são do início da produção até o final de 2018. Os resultados obtidos apontam para a potencialidade dos professores serem autores do próprio material didático, por meio de um trabalho colaborativo, e da necessidade de uma constante formação docente no que concerne à produção. Ficou descrito um material com características de multimodalidade voltado para as necessidades e realidade do alunado.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEra uma vez um livro : materiais didáticos autorais mediados pela multimodalidade em um Centro de Línguaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProdução de material didáticopt_BR
dc.subject.keywordMultimodalidadept_BR
dc.subject.keywordMultiletramentospt_BR
dc.subject.keywordAutoriapt_BR
dc.subject.keywordTecnologiapt_BR
dc.subject.keywordCurrículo em Movimentopt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordLínguaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research contains the description of teaching materials produced by teachers of a p Inter-School Language Center of the Federal District, Brasília. The theme is limited to the description of teaching materials produced by the teachers. The production of the teaching material is not very usual in schools and language centers. In this sense, collaborative work among teachers and attentive listening to students' needs point out as viable paths for meaningful language teaching. Supported by Currículo em Movimento guidelines, the overall goal is to present and analyze some of the many teaching materials produced by teachers in the school unit. To compose the theoretical framework, this research started with the pedagogy of the multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2015); multimodality to analyze images, more precisely from Grammar Visual Design (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). The textual genres (MARCUSCHI, 2008); and some reflections on authorship are based on Demo, 2015; Leffa, 2007; Kumaradevelu, 2012. Methodologically, it is a qualitative interpretative research. It’s a case study in the form of descriptive document analysis. The corpus is composed by teaching materials and a transcription of an interview. These teaching materials are developed from a theme chosen every six months by students and teachers. The teachers of this Language Center have been producing their own teaching material since the beginning of 2016, and date from the beginning until the end of 2018. The results show the potentiality of teachers as authors of their own teaching materials. Another result lies on the fact of the importance of collaborative work, as well as, the need for constant teacher training. Finally, it was detected the need of producing teaching materials within students’ need, and with characteristics of multimodalitypt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/38330/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.