Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38332
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LidianeBarbosadeFreitasSouza.pdf824,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarneiro, Maria Helena da Silva-
dc.contributor.authorSouza, Lidiane Barbosa de Freitas-
dc.date.accessioned2020-06-29T12:00:55Z-
dc.date.available2020-06-29T12:00:55Z-
dc.date.issued2020-06-29-
dc.date.submitted2019-11-04-
dc.identifier.citationSOUZA, Lidiane Barbosa de Freitas. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de práticas pedagógicas. 2019. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38332-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo central analisar como o ensino de Ciências está inserido na prática pedagógica de duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas da Rede Pública do Distrito Federal. Para tanto, o cotidiano da sala de aula das professoras do quarto ano foi observado, buscando descrever e analisar suas escolhas didáticas para ensino de Ciências que orientam o trabalho pedagógico das docentes. A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, bem como alguns conceitos básicos relacionados à prática pedagógica propostos por Zabala foram considerados na análise dos dados. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa com perspectiva etnográfica, em que a observação foi o principal instrumento de obtenção de dados. Acompanhamos todas as atividades diárias das professoras com os alunos e observamos as aulas de todos os componentes curriculares. As análises das aulas de Ciências com o detalhamento das práticas desenvolvidas pelas professoras, em conjunto com as informações obtidas a partir das entrevistas e conversas informais, explicitaram aspectos relevantes acerca de como as professoras participantes incluem o ensino de Ciências em sua prática pedagógica. Entre eles, é possível citar a tentativa de desenvolver aulas mais atraentes para os alunos, considerando suas necessidades e condições de aprendizagem, o desenvolvimento de atividades diversificadas e a tentativa de trabalhar os conteúdos disciplinares de forma multidisciplinar. Os resultados da pesquisa demonstram que o ensino de Ciências está presente na prática pedagógica das professoras participantes e que elas reconhecem a importância do ensino deste componente curricular desde os primeiros anos escolares. Contudo, há em comum a queixa de que as escolas não têm disponibilizado orientações, materiais e espaços apropriados para o ensino de Ciências. A responsabilidade em criar meios para aulas que fortaleçam o interesse dos alunos em aprender significativamente acaba recaindo completamente nas professoras, inclusive na aquisição de materiais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise de práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordAnos iniciaispt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoMaia, Hélio José Santos-
dc.description.abstract1This research had as central aim at analyzing how Science teaching is inserted as pedagogical practice by two teachers who work with the initial years of elementary school which belong to the education public network of Distrito Federal. Thereunto, the teachers’ classroom daily life in the fourth grade was observed in order to describe and analyzing didactical choices for Science teaching which guide their pedagogical work. The meaningful Learning Theory by David Ausubel was considered in the data analysis, further some basic concepts regarding the pedagogical practice proposed by Zabala. The research performed has qualitative nature and ethnographic perspective, in which the participant observation was the main instrument for data obtaining. We observed all the teachers’ daily activities with the students, and we observed the classes of all curricular components. Analyzes of Science classes detailing the practices developed by the teachers, together other information obtained from the interviews and informal conversations made some relevant aspects explicit on how the participant teachers include the Science teaching in their pedagogical practices. Among them is possible mention trying to develop more attractive classes for students, considering their needs and learning conditions, developing diversified activities and trying to work with subject contents in a multidisciplinary way. The findings from this research demonstrated that Science teaching is present in the participant teachers’ pedagogical practices, and the recognize the importance of this curricular component since the early school grades. However, there is a common complaint that schools did not make materials and appropriate space for Science teaching available. The responsibility to create ways for classes strengthen the interest of students in significant learning is completely for teachers, including in materials acquisition.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.