Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mendes, Sérgio Nogueira | - |
dc.contributor.author | Pereira, Renan Ventura | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T12:09:48Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T12:09:48Z | - |
dc.date.submitted | 2019-11-28 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Renan Ventura. AHÔGAKU E YÔGAKU NO CINEMA JAPONÊS : A música de Joe Hisaishi no filme Mononoke Hime. 2019. 266 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38334 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Historicamente o cinema japonês fez uso de sua música tradicional (hôgaku) e da música
em estilo ocidental (yôgaku) para compor suas trilhas sonoras, criando uma atmosfera
musical híbrida. O objetivo dessa pesquisa é identificar e demonstrar essa particularidade
da prática musical nas trilhas sonoras japonesas, tendo como objeto o compositor Joe
Hisaishi (1950), que segue essa tradição em mesclar tais elementos em suas trilhas.
Aplicando métodos de análise musical interpretativa da nova musicologia e da
hermenêutica musical (KRAMER), busca-se trabalhar a significação musical no filme
Princessa Mononoke (1997) dirigido por Hayao Miyazaki, dialogando com seu contexto
cultural e a simbologia dos elementos musicais na narrativa. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Hôgaku e Yôgaku no cinema japonês : a música de Joe Hisaishi no filme Mononoke Hime | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema - Japão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trilha Sonora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Joe Hisaishi | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Since the beginning, Japanese cinema uses the traditional music (hôgaku) and the
Western-style music (yôgaku) to write the musical score, creating a hybrid musical
atmosphere. This research aims to identify and demonstrate this singularity of the
Japanese musical practice in soundtracks, studying Joe Hisaishi (1950) as research object.
Hisaishi follows the tradition of mixing those elements. Applying new musicology and
musical hermeneutics methods of interpretive musical analysis (KRAMER), we seek to
make a musical meaning of the Hayao Miyazaki's movie Princess Mononoke (1997),
dialoguing with its cultural context and the symbology of musical elements at narrative. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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