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2019_JosimarGonçalvesdaSilva.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCoêlho, Denilson Bandeira-
dc.contributor.authorSilva, Josimar Gonçalves da-
dc.date.accessioned2020-06-29T12:45:51Z-
dc.date.available2020-06-29T12:45:51Z-
dc.date.issued2020-06-29-
dc.date.submitted2019-07-19-
dc.identifier.citationSILVA, Josimar Gonçalves da. Difusão de planos municipais de mobilidade urbana: Mecanismos e condicionantes da formação de agenda governamental. 2019. ,173 f., il. Tese (Doutorado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38343-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta investigação analisa o tema da mobilidade urbana no país no âmbito da ciência política e foi desenvolvido com a intenção de preencher lacunas existentes em pesquisas. O problema central dessa investigação é compreender quais são os condicionantes que estimularam a adoção de planos municipais de mobilidade urbana, estabelecendo uma comparação com os municípios que adotaram a agenda e outros que não o elaboraram no período de 2012 a 2018. No primeiro momento, ocorreu uma difusão horizontal em que os municípios elaboraram planos de mobilidade urbana sem influência externa ou de outra esfera do governo. No segundo momento, aconteceu a difusão vertical em que o governo federal instituiu e publicou a Lei nº 12.587/2012, que provocou nos municípios a necessidade de elaboração de planos de mobilidade urbana. Foi utilizado a metodologia Event History Analysis e o resultado confirmou a validade das principais hipóteses de interesse da pesquisa. O principal resultado da tese é que a elaboração dos planos de mobilidade urbana ocorreu em taxas maiores naqueles municípios localizados na região sudeste do país e com adoção anterior de planos diretores e planos municipais de transporte. Os demais testes estatísticos indicaram que as variáveis competição política e prefeito reeleito possuem relevância significativa na adoção de planos de mobilidade. Palavras-pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDifusão de planos municipais de mobilidade urbana : mecanismos e condicionantes da formação de agenda governamentalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPolítica públicapt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research analyzes the theme of urban mobility in the country in the field of political science and was developed with intention of filling gaps in research. The central problem of this research is to understand which are the constraints that stimulated the adoption of municipal urban mobility plans, establishing a comparison with the municipalities that adopted the aenda and others that did not elaborate in the period from 2012 to 2018. In the first moment, there is a horizontal diffusion in which the municipalities elaborated plans of urban mobility without external influence or of another sphere of the government. In the second moment, the vertical diffusion occuderred which the federal government instituted and published Law nº 12.587/2012, which provoked in the municipalities the need to draw up urban mobility plans. Event History Analysis methodology was used and the result confirmeed the validity of the main hypotheses of interest of the research. The main result of the thesis is that the elaboration of urban mobility plans occurred at higher rates in those municipalities located in the southeastern region of the country and with previous adoption of máster plans and municipal transportation plans. The other statistical tests indicated that the variables political competition and reelected mayor have significant relevance in the adoption of mobility plans.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciência Política (IPOL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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