Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mendes, Sérgio Nogueira | - |
dc.contributor.author | Sousa, Jessé Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T13:29:46Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T13:29:46Z | - |
dc.date.submitted | 2019-11-21 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Jessé Gomes de. O curso de arranjo da Escola de Música de Brasília (CEP/EMB): aspectos históricos, estruturais e contextuais. 2019. 300 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38358 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta o Curso de Arranjo da Escola de Música de Brasília,
em seus aspectos históricos, estruturais e contextuais. Tem por objetivo dispor
informações sobre ele e situá-lo no contexto da oferta de ensino desta área no Brasil.
A falta de compartilhamento de informações sobre as características e objetivos dos
cursos de arranjo no país favorece o isolamento de ações desenvolvidas
regionalmente que, se replicadas, contribuiriam significativamente para o fomento
dessa área musical. Por essa razão, justifica-se a pesquisa no sentido de apresentar
o estudo e a prática do arranjo no processo formativo do curso em epígrafe, com
vistas ao compartilhamento de suas experiências. Para o desenvolvimento da
pesquisa, foi relevante partir de um levantamento bibliográfico de estudos
relacionados ao arranjo, realizado por diversos autores, cientes de sua importância
para a música. Em seguida, o levantamento de dados acerca de cursos
institucionalizados na área de arranjo no Brasil evidenciou a carência na oferta de
cursos nesta área. Nesse contexto, ganha destaque o Curso de Arranjo da Escola
de Música de Brasília, cuja qualidade do ensino e do corpo docente foi ratificada
pela pesquisa de impactos produzidos pelo curso em seus egressos. Através da
tabulação das respostas ao questionário a eles aplicado, entre outros dados, pôde
ser verificada a unanimidade na aprovação e recomendação do curso. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | SEEDF | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O curso de arranjo da Escola de Música de Brasília : aspectos históricos, estruturais e contextuais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arranjo musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - Brasília (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The current work presents the music arrangement course from Escola de Música de
Brasília, in its histórical, structural and contextual aspects. It aims to provide
information about this course and the place It takes in the offer of music education in
Brazil. The lack of information sharing about caracteristcs and objectives of
arrangement courses in our country promotes isolated actions that, when replicated,
could significantly contribute to the promotion of this music area. For this reason, the
research is justified by the study of pratical arrangement in the formation process of
the above mentioned course with experince sharing. For the research development It
was necessary a bibliographic search related to arragement conducted by many
relevant authors. Then, the data collection about institutionalised courses in Brazil
showed lacking of courses in the area. In this context, the course from Escola de
Música de Brasília is highly recognized by alumni for teaching staff and educarion
quality. By tabulating the answers to the questionnaire applied to them, among other
data, the unanimity in the approval and recommendation of the course could be
verified. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|