Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38358
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JesséGomesdeSousa.pdf22,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMendes, Sérgio Nogueira-
dc.contributor.authorSousa, Jessé Gomes de-
dc.date.accessioned2020-06-29T13:29:46Z-
dc.date.available2020-06-29T13:29:46Z-
dc.date.submitted2019-11-21-
dc.identifier.citationSOUSA, Jessé Gomes de. O curso de arranjo da Escola de Música de Brasília (CEP/EMB): aspectos históricos, estruturais e contextuais. 2019. 300 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38358-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta o Curso de Arranjo da Escola de Música de Brasília, em seus aspectos históricos, estruturais e contextuais. Tem por objetivo dispor informações sobre ele e situá-lo no contexto da oferta de ensino desta área no Brasil. A falta de compartilhamento de informações sobre as características e objetivos dos cursos de arranjo no país favorece o isolamento de ações desenvolvidas regionalmente que, se replicadas, contribuiriam significativamente para o fomento dessa área musical. Por essa razão, justifica-se a pesquisa no sentido de apresentar o estudo e a prática do arranjo no processo formativo do curso em epígrafe, com vistas ao compartilhamento de suas experiências. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi relevante partir de um levantamento bibliográfico de estudos relacionados ao arranjo, realizado por diversos autores, cientes de sua importância para a música. Em seguida, o levantamento de dados acerca de cursos institucionalizados na área de arranjo no Brasil evidenciou a carência na oferta de cursos nesta área. Nesse contexto, ganha destaque o Curso de Arranjo da Escola de Música de Brasília, cuja qualidade do ensino e do corpo docente foi ratificada pela pesquisa de impactos produzidos pelo curso em seus egressos. Através da tabulação das respostas ao questionário a eles aplicado, entre outros dados, pôde ser verificada a unanimidade na aprovação e recomendação do curso.pt_BR
dc.description.sponsorshipSEEDFpt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO curso de arranjo da Escola de Música de Brasília : aspectos históricos, estruturais e contextuaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArranjo musicalpt_BR
dc.subject.keywordMúsicapt_BR
dc.subject.keywordMúsica - Brasília (DF)pt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The current work presents the music arrangement course from Escola de Música de Brasília, in its histórical, structural and contextual aspects. It aims to provide information about this course and the place It takes in the offer of music education in Brazil. The lack of information sharing about caracteristcs and objectives of arrangement courses in our country promotes isolated actions that, when replicated, could significantly contribute to the promotion of this music area. For this reason, the research is justified by the study of pratical arrangement in the formation process of the above mentioned course with experince sharing. For the research development It was necessary a bibliographic search related to arragement conducted by many relevant authors. Then, the data collection about institutionalised courses in Brazil showed lacking of courses in the area. In this context, the course from Escola de Música de Brasília is highly recognized by alumni for teaching staff and educarion quality. By tabulating the answers to the questionnaire applied to them, among other data, the unanimity in the approval and recommendation of the course could be verified.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.