Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38376
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JéssicadeMouraPereira.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Gênero na educação física brasileira : aspectos da produção científica a partir das teses e dissertações (2013-2018)
Autor(es): Pereira, Jessica de Moura
Orientador(es): Almeida, Dulce Maria Filgueira de
Assunto: Estudos de gênero
Dissertações e Teses
Produção científica
Educação Física
Softwares
Conhecimento científico
Data de publicação: 29-Jun-2020
Referência: PEREIRA, Jéssica de Moura. Gênero na educação física brasileira : aspectos da produção científica a partir das teses e dissertações (2013-2018). 2019. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A Educação Física brasileira é um ‘campo científico’ relativamente novo, no qual convivem subáreas do conhecimento que se destacam pela diversidade de objetos e problemas de pesquisa e cujas abordagens teórico-metodológicas são fundamentalmente opostas. A temática de Gênero tem sido expressivamente incorporada às agendas de pesquisa de acadêmicas/os da pós-graduação desde o fim da década de 1980, sendo que com a criação do GTT no Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, no ano de 2013, foi possível observar uma produção cada vez mais extensa e que passou a dispor de maior legitimidade no cenário científico. Esta dissertação teve como principal objetivo investigar as características de Teses e Dissertações defendidas no período que compreende entre os anos de 2013 e 2018, no que tange o enfoque temático em gênero. Os objetivos específicos foram: a) destacar aspectos históricos sobre a ciência, a produção científica e a universidade no Brasil, discorrendo a respeito das convergências destes temas com a estruturação do ‘campo científico’ da Educação Física e o surgimento da temática gênero como categoria de pesquisa; b) Identificar em que contexto geoespacial estas teses e dissertações se estabeleceram, quem são as/os autoras/es, as principais tendências temáticas, a prevalência de autoria com base no sexo, quem são as/os principais orientadoras/es brasileiras/os, atentando assim para os aspectos quantitativos da produção; c) apresentar as similaridades que as produções guardam entre si, bem como possíveis avanços frente às transformações que marcaram a virada do século XX para o XXI, consequentemente, focalizando os anos de 2013 a 2018 devido à irrupção e multiplicação de ofensivas antigênero no contexto da América Latina, ocupando-me nesse escopo dos aspectos qualitativos da produção. O problema de pesquisa foi assim formulado: Como se constituiu a produção acadêmico-científica sobre Gênero veiculada por teses e dissertações no contexto da Educação Física no Brasil? A natureza da pesquisa é quanti-qualitativa, tendo como etapas o levantamento das bibliográfico nos repositórios da BDTD e do Catálogo CAPES; o armazenamento das informações em um banco de dados criado a partir do Microsoft Access; a mensuração do progresso da produção por meio da Cientometria e a análise e interpretação dos textos com auxílio do software IRAMUTEQ. Concluo que em meio ao avanço de pensamentos retrógrados e conservadores, que buscam esfacelar direitos e conquistas de minorias sociais em pleno século XXI, estas dissertações e teses apresentam-se como subversões da ordem científica hegemônica, haja vista que um movimento de contra-hegemonia é forjado ante ao que está posto e estabelecido como norma na ciência, na Educação Física e na sociedade brasileira.
Abstract: Brazilian Physical Education is relatively new “scientific field” in which there are areas of knowledge that stand out for the diversity of objects and research problems and whose theoretical approaches are fundamentally opposite. Gender has been expressively incorporated into postgraduate academics research agendas since the late 1980’s, and with the formation of GTT at the Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte in 2013, it was possible to observe an increasingly extensive production that nowadays has greater legitimacy in the scientific scenario. This research had as the main objective to investigate the characteristics from Thesis and Dissertations defended in the period between 2013 and 2018 regarding the thematic focusing on gender. The specifics objectives were: a) highlighting historical aspects of science discussing the convergences themes that create the structure of the scientific field of Physical Education and the emergence of gender as a research category; b) Identifying in which context these geospatial thesis and dissertations were established, who are the authors which are the main thematic trends, a prevalence of authorship based on gender, who are the main Brazilian supervisors thus paying attention to the quantitative aspects of the production; c) Showing the similarities as guarded productions among themselves as well as possibles advances in the face of transformations that marked the transition from the twentieth century to the twenty-first century thus focusing on the years 2013 to 2018 due to the eruption and multiplication of antigender offensives in the context of Latin America, focusing on the qualitative aspects of production. The research issue was formulated as follows: How was the academic-scientific production on gender conveyed by thesis and dissertations in the context of Physical Education in Brazil? The nature of the research is quantitative and qualitative having as stages of bibliographic survey in the repositories of BDTD and CAPES catalog; storing information in a database created by Microsoft Access; the measurement of production progress through Scientometry and the analysis and interpretation of texts with aid of IRAMUTEQ Software. I conclude that in the midst of the advancement of backward and conservative thoughts that seek to crush the rights and achievements of social minorities in the twenty-one century, these Master Thesis and Doctoral Dissertation present themselves as subversions of the hegemonic scientific order, given as a counter-hegemony is wrought in the presence what is set and stablished as a norm in Science, in Physical Education and in Brazilian Society.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.