http://repositorio.unb.br/handle/10482/38378
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2019_RenatoEwertonRodriguesVieira.pdf | 4,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Avaliação das áreas de contato e dos níveis de tensão média e alternada em fios de cabos condutores de energia |
Autor(es): | Vieira, Renato Ewerton Rodrigues |
Orientador(es): | Araújo, José Alexander |
Assunto: | Fadiga Cabo condutor Parâmetro H/w Fretting |
Data de defesa: | 15-Mar-2019 |
Referência: | VIEIRA, Avaliação das áreas de contato e dos níveis de tensão média e alternada em fios de cabos condutores de energia. 2019. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A fadiga de cabos condutores ocorre devido aos esforços cíclicos gerados nas restrições de movimento durante as vibrações provocadas pelo vento. O objetivo deste trabalho é analisar a tensão mecânica atuante nos condutores de energia em função do parâmetro H/w, onde H representa a carga de esticamento do cabo e w seu peso linear. Os parâmetros H/w estudados são: 1820, 2144 e 2725 m. Serão analisados os cabos CAA TERN, CA ORCHID, CAL 1055 e CAL 823. A tensão média é avaliada por meio de ensaios estáticos. A componente alternada é verificada através de ensaios dinâmicos. Os dados experimentais são obtidos por meio de extensômetros. É apresentado um estudo sobre a formulação de Poffenberger-Swart para determinação da tensão atuante na região de falha dos cabos e sobre o uso da formulação que relaciona o parâmetro H/w com o nível de tensão atuante na camada externa do condutor. A região de maior severidade em relação ao fretting entre os fios no interior do grampo de suspensão é analisada através de microscopia confocal para o cabo CAA TERN. Os ensaios foram realizados no laboratório de fadiga e integridade estrutural de cabos condutores de energia da Universidade de Brasília. Os ensaios estáticos e dinâmicos mostraram que os modelos teóricos propostos apresentam ótima correlação com os dados experimentais. As amostras mantiveram erro percentual abaixo de 10% nos ensaios estáticos e abaixo de 8% nos ensaios dinâmicos. Os ensaios estáticos sugeriram que cabos de alumínio tem maior adequação ao modelo teórico. O maior desgaste dos fios ocorreu nas vizinhanças do último ponto de contato entre o cabo e o grampo de suspensão, com marcas de fretting severas em até 15 mm de distância no interior do grampo. |
Abstract: | Power cable fatigue happens due to cyclical stress caused by restrictions of movement during wind caused vibrations. Objective: to evaluate the mechanical stress applied on the energy conductors as a function of the parameter H/w, where H represents the stretching load of the cable and w its linear weight. The H/w parameters to be studied will be: 1820, 2144 and 2725m. The cables to be evaluated will be ACSR TERN, AAC ORCHID, AAAC 1055 and AAAC 823. The mean stress is evaluated through static trials. The alternating component is verified through dynamic trials. Experimental data is obtained through the use of strain gages. It is presented a study about the Poffenberger-Swart formula to determinate the stress on the cable's fault region and about the use of the formulation relating the H/w parameter with the stress level on the external layer of the conductor. The region in which there's the most fretting between the wires on the inside of the suspension clamp is evaluated through confocal microscopy for the ACSR TERN. The trials were realized on the laboratory of fatigue and structural integrity of conductor cables on the Universidade de Brasília. The static and dynamic trials concluded that the proposed model theory show great correlation with the experimental data. The samples maintained the error under 10% for the static and under 8% for the dynamic trials. The static trials suggested that aluminium cables are better suited to the theory model. The higher rate of wire abrasion occurred on regions close to the last point of contact between the cable and the suspension clamp, with broad fretting marks up to 15mm of distance from the interior of the clamp. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas |
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Agência financiadora: | CAPES |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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