Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/3838
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_Liliane Carneiro.pdf19,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Leitura de imagens na literatura infantil : desafios e perspectivas na era da informação
Autor(es): Carneiro, Liliane Bernardes
Orientador(es): Manini, Miriam Paula
Assunto: Imagens, ilustrações, etc.
Literatura infanto-juvenil
Data de publicação: 2008
Referência: CARNEIRO, Liliane Bernardes. Leitura de imagens na literatura infantil: desafios e perspectivas na era da informação. 2008. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Esta pesquisa descritiva de caráter exploratório tem como objetivo desenvolver um estudo sobre as concepções de leitura de imagens e a produção imagética de livros da Literatura Infantil. Como objetivos específicos busca, na literatura, um embasamento teórico sobre os métodos de leitura e a sua aplicação na leitura de imagens; realiza um estudo sobre como é desenvolvido o processo de semiose na leitura de imagens; pesquisa sobre a legitimação e reconhecimento da Literatura Infantil em instituições de fomento à leitura; e, finalizando, verifica como se dá o processo de criação de imagens em livros infantis, explorando os elementos de produção de sentidos e significados. O aporte metodológico constou de entrevistas com três reconhecidos ilustradores de livros infantis brasileiros com a finalidade de averiguar o contraste entre intenções da criação e impressões da recepção, e da análise de quatro livros de Literatura Infantil, a partir do roteiro baseado na Análise Semiótica de Imagens Paradas. Como resultado da pesquisa, o estudo forneceu subsídios para a leitura de imagens por meio da apreciação estética e da semiose a pesquisadores interessados na investigação de textos imagéticos infantis. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This exploratory research aims to develop a descriptive and analytical study about the conceptions of image literature and the image production of Children’s Literature Books. The specific objectives of this study are: aresearch on the literature about the theoretical basis of the methods for reading and their application on image reading; a study about how the process of semiosis in image reading is developed; a research about the legitimation and recognition of Children’s Literature in institutions that foster reading as an activity; and the verification of how the image creation process in children’s books is done, by exploring the elements of sense and meaning production. The methodological approach was based on interviews with three renowned Brazilian Children’s Books illustrators, in order to study the contrast between creation intentions and reception impressions, as well as the analysis of four works, based on a script for semiotic analysis of still images. As final result, this research has provided subsidies to image reading via the esthetic appreciation and semiosis, to interested researchers working with the investigation of imagetic children’s texts.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2008.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.