Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gontijo, Cleyton Hércules | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Mateus Gianni | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T14:37:34Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T14:37:34Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Mateus Gianni. Aulas baseadas em técnicas de criatividade: efeitos na criatividade, motivação e desempenho em matemática com estudantes do Ensino Médio. 175 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38398 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Algumas escolas, por vezes, não têm alcançado sucesso na promoção das
aprendizagens em matemática de modo a preparar os estudantes para enfrentar os
desafios que o mundo contemporâneo impõe, tanto no que diz respeito aos elementos
envolvidos no exercício da cidadania quanto no seu processo de qualificação
profissional. Entre as lacunas encontradas nos processos de escolarização, destaca-
se a falta de estímulo à criatividade dos estudantes nos mais variados campos do
conhecimento e, em particular, em matemática. Considerando isso, o propósito desta
pesquisa foi analisar os efeitos decorrentes da oferta de um curso extracurricular junto
a um grupo de 41 estudantes do último ano do ensino médio, em criatividade,
motivação e desempenho em matemática. A pesquisa foi desenvolvida em uma
escola pública do Distrito Federal no turno contrário às atividades regulares dos
estudantes participantes do curso. Esses foram divididos aleatoriamente em dois
grupos, tendo sido denominados por grupo controle e grupo experimental, compostos
por 20 e 21 estudantes, respectivamente. Ao longo de quatro semanas, cada grupo
tinha dois encontros semanais com duração de 1h 30min cada. Enquanto que para o
grupo controle, as aulas eram convencionais, isto é, sem muita alteração do que já
estavam acostumados no cotidiano escolar, para o grupo experimental foram
propostas aulas baseadas em técnicas de criatividade com vistas a estimular o
pensamento criativo em matemática. Por resultados, embora ambos os grupos
tenham alcançado elevação nos escores de criatividade, motivação e desempenho
em matemática, resultados estatisticamente significativos foram percebidos apenas
junto ao grupo experimental, o qual teve maior incremento em todas as variáveis. Isso
permite sugerir que a inclusão de técnicas de criatividade junto ao planejamento
pedagógico de professores da educação básica pode favorecer tanto a capacidade
de pensamento criativo como também a motivação e o consequente desempenho em
matemática. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Aulas baseadas em técnicas de criatividade : efeitos na criatividade, motivação e desempenho em matemática com estudantes do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Técnicas de criatividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho em matemática | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Some schools have sometimes been unsuccessful in promoting mathematics learning
in order to prepare students to face the challenges that the contemporary world
imposes, referring as with regard to the elements involved in the exercise of citizenship
as in their qualification process. professional. Among the gaps found in the schooling
processes, there is the lack of stimulation of students' creativity in the several fields of
knowledge and, in particular, in mathematics. Considering this, the purpose of this
research was to analyze the effects of offering an extracurricular course to a group of
41 students of the last year of high school, in creativity, motivation and performance in
mathematics. The research was developed in a public school of the Federal District in
the opposite shift of the regular activities of the school. They were randomly divided
into two groups, and were called the control group and experimental group, composed
of 20 and 21 students, respectively. Over the course of four weeks, each group had
two weekly meetings lasting 1h 30min each. While for the control group, the classes
were conventional, that means, without much alteration of what they were used to in
everyday school life, for the experimental group, the classes based on creativity
techniques were proposed to stimulate creative thinking in mathematics. By results,
although both groups achieved an increase in creativity, motivation and mathematics
performance scores, statistically significant results were only observed in the
experimental group, which had the greatest increase in all variables. This suggests
that the inclusion of creativity techniques in the pedagogical planning of teachers of
basic education may favor both the ability of creative thinking as well as motivation and
consequent performance in mathematics. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Algunas escuelas no han logrado éxito en promover los aprendizajes en matemáticas
para preparar a los estudiantes para enfrentar los desafíos que impone el mundo
contemporáneo, tanto con respecto a los elementos involucrados en el ejercicio de la
ciudadanía como a su proceso de calificación profesional. Entre los huecos
encontrados en los procesos escolares, se destaca la falta de estimulación de la
creatividad de los estudiantes en los más variados campos del conocimiento y, en
particular, en matemáticas. Considerando eso, el propósito de esta investigación fue
analizar los efectos de ofrecer un curso extracurricular a un grupo de 41 estudiantes
del último año de la secundaria, en creatividad, motivación y desempeño en
matemáticas. La investigación se llevó a cabo en una escuela pública del Distrito
Federal en el turno contrario a las actividades regulares de los estudiantes que
participaron del curso. Ellos fueron divididos aleatoriamente en dos grupos
denominados grupo control y grupo experimental, compuestos por 20 y 21
estudiantes, respectivamente. En el transcurso de cuatro semanas, cada grupo tenía
dos reuniones semanales que duraban 1h 30min cada una. Para el grupo control, las
clases eran convencionales, es decir, sin mucha alteración de lo que tenían la
costumbre en el cotidiano escolar, y para el grupo experimental fueron propuestas
clases basadas en técnicas de creatividad para estimular el pensamiento creativo en
matemáticas. Por resultados, aunque ambos grupos lograron un aumento en los
escores de creatividad, motivación y rendimiento en matemáticas, resultados
estadísticamente significativos solo se observaron en el grupo experimental, que tuvo
el mayor aumento en todas las variables. Eso sugiere que la inclusión de técnicas de
creatividad junto a la planificación pedagógica de profesores de la educación básica
puede favorecer tanto la capacidad de pensamiento creativo como también la
motivación y el consiguiente rendimiento en matemáticas. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|