Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3839
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_BarbaraPintoDuarte.pdf6,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartinez, Elisa de Souza-
dc.contributor.authorDuarte, Bárbara Pinto-
dc.date.accessioned2010-03-03T00:22:01Z-
dc.date.available2010-03-03T00:22:01Z-
dc.date.issued2010-03-03-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.citationDUARTE, Bárbara Pinto. Ventania, de Athos Bulcão: ruptura e integração. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3839-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2009.en
dc.description.abstractEsta dissertação trata do painel de azulejos do Salão Verde da Câmara dos Deputados, em Brasília. A obra, de autoria de Athos Bulcão, é um exemplo de arte integrada à arquitetura, um conceito relacionado à vertente Construtivista do Modernismo. Aqui se tem por objetivo localizar o painel à História da Arte no Brasil, pelas relações com a Arquitetura Moderna brasileira e com o Concretismo, ambos influenciados pelo Construtivismo. Por outro lado, a obra também é uma ruptura no que diz respeito ao uso do azulejo na arquitetura brasileira e renova questão da planaridade dentro da arte moderna brasileira. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis dissertation concerns the ceramic tile panel of the Green Salon of the Chamber of Deputies, in Brasilia. The artwork by Athos Bulcão is an example of the integration of art and architecture, a concept connected to the Constructivist tendency within Modernism. The purpose of this dissertation is to locate the panel within the History of Art in Brazil, by its relations with the Brazilian Modern Architecture and Concretism, both of with are influenced by Constructivism. On the other hand, the work is also a rupture within the use of ceramic tiles in Brazilian architecture and renovates the issue of flatness within Brazilian modern art.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleVentania, de Athos Bulcão : ruptura e integraçãoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordArte decorativaen
dc.subject.keywordArte moderna - século XXen
dc.subject.keywordBulcão, Athos, 1918-2008 - crítica e interpretaçãoen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.