Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Delano Moody Simões da | - |
dc.contributor.author | Chaves, Camila Vilarinho Costa | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T19:27:44Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T19:27:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
dc.date.submitted | 2020-06-05 | - |
dc.identifier.citation | CHAVES, Camila Vilarinho Costa. A coordenação pedagógica como espaço de formação e reflexão sobre o ensino de ciências investigativo no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38415 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola particular de Brasília – DF com
docentes que atuam no 5° Ano do Ensino Fundamental. O estudo propôs um momento de
formação continuada no contexto escolar, no período de coordenação pedagógica coletiva,
pautando-se no tema ensino de Ciências por investigação. Com intuito de propor atividades
formativas que possibilitem a reflexão e mudança da prática docente, o estudo foi realizado a
partir da metodologia de pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação. A formação continuada foi
realizada em cinco encontros, sendo utilizados como instrumentos para a construção dos
dados a entrevista semi-estruturada, entrevista narrativa episódica, o caderno de campo e
gravações. Após os encontros, o conteúdo dos dados foram analisados e categorizados.
Inicialmente, as participantes aproximaram-se de algumas características do ensino por
investigação, entretanto, nem todas reconheceram estas em seu cotidiano. Ao longo da
formação continuada as docentes apropriaram-se dos componentes investigativos e superaram
dificuldades em usá-los na sua prática docente, havendo então mudanças a partir da reflexão
da prática. Foram relatadas dificuldades e perspectivas sobre o uso da investigação no ensino
de Ciências. Houve um processo de ampliação dos conhecimentos e perspectivas
pedagógicas, este ocorreu durante a formação continuada, a partir de reflexão e da troca
realizada dentro do ambiente escolar com seus pares. O presente estudo possibilita que novas
aplicações sejam realizadas. Abordando novos temas de interesse das docentes, como a
alfabetização científica. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A coordenação pedagógica como espaço de formação e reflexão sobre o ensino de ciências investigativo no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves | - |
dc.description.abstract1 | The present work was developed in a private school in Brasília – DF with teachers who
work in the fifth year of elementary school. The study proposed a moment of continuing
education in the school context, during the period of collective pedagogical coordination, based
on the subject science teaching by investigation. With the intuit to purpose formative activities
that enable the reflection and changing of the teaching practice, the study was carried out using
the methodology of qualitative research of the research-action type. The continuing education
was held in five meetings, using as instruments for the construction of data the semi-structured
interview, episodic narrative interview, the field notebook and recordings. After the meetings,
the content of the data was analyzed and categorized. Initially, the participants approached
some characteristics of the teaching by investigation methodology, however, not everyone
recognized these in their quotidian. During the continuing education, the teachers appropriated
the investigative components and overcame the difficulties of using them in their teaching
practice, then changing from the reflection of the practice. Difficulties and perspectives about
the use of investigation in science teaching were reported. There was a process of enlargement
of the knowledge and pedagogical perspectives, this process occurred during continuing
education, from the reflection and exchange carried out within school environment with it’s
pairs. The present study enables new applications to be performed. Approaching new themes of
teachers interest, such as scientific literacy. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|