Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Toni, Fabiano | - |
dc.contributor.author | Wehbe, Claudia da Costa Martinelli | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T20:01:54Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T20:01:54Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
dc.date.submitted | 2020-05-22 | - |
dc.identifier.citation | WEHBE, Claudia da Costa Martinelli. A governança da política de uso público no Brasil e na Argentina: estudo comparado dos parques nacionais do Iguaçu (Brasil) e Iguazú (Argentina). 2020. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38421 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação objetiva comparar os níveis de visitação e de arrecadação dos parques
nacionais do Iguaçu (Brasil) e Iguazú (Argentina) para identificar aspectos institucionais no
modelo de governança da política de uso público de seus respectivos países que podem influir
neste desempenho. A metodologia adotada se valeu do Referencial para Avaliação da
Governança em Políticas Públicas (2014) – publicado pelo Tribunal de Contas da União (TCU)
– para comparar a governança da política nos dois países a partir de três eixos: o da
institucionalização, o do planejamento e o da capacidade institucional. Ao comparar dois
parques contíguos, que dividem boa parte de seus valores e ameaças, foram constatados níveis
de visitação e de arrecadação muito maiores no parque brasileiro. A institucionalização
incompleta da política de uso público no Brasil, paradoxalmente, favoreceu a estruturação de
um modelo de uso público mais comercial e inovador no Parque Nacional do Iguaçu do que no
seu vizinho, onde o arcabouço normativo da política é mais abrangente, tem mais legitimidade
pública, mas é considerado burocrático e não parece enfatizar a arrecadação governamental.
Foi constatado também que o planejamento dos parques está em um estágio semelhante, pois
ambos revisaram os seus planos de manejo e em breve editarão os seus planos de uso público.
A diferença encontrada é que localmente as ações de planejamento do parque brasileiro
demonstram maior coordenação com o setor turístico, enquanto no plano nacional, tal
coordenação é muito superior na Argentina. Já a disponibilidade de recursos para
implementação da política é proporcionalmente maior na Administración de Parques
Nacionales do que no Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, mas no parque brasileiro
arranjos institucionais inovadores contribuíram para que esta limitação não prejudicasse os
resultados da visitação. Por fim, a análise enfatiza a arrecadação de recursos por bilheteria e por
concessões, evidenciando também estratégias opostas nos parques, sendo maior a arrecadação
por meio de concessões no parque brasileiro e pela bilheteria no parque argentino. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A governança da política de uso público no Brasil e na Argentina : estudo comparado dos parques nacionais do Iguaçu (Brasil) e Iguazú (Argentina) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Áreas protegidas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Parques nacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Institucionalização | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aimed to compare the levels of visitation and government revenue generated by the
national parks of Iguaçu (Brazil) and Iguazú (Argentina), and to identify institutional aspects
in the governance model of the public use policy of their respective countries that can influence
this performance. The selected methodology focused on three components envisaged in the
Public Policy Governance Assessment Framework (TCU, 2014), to compare the policy
governance in the two countries: policy institutionalization, policy planning and organizational
capacity. The comparison of the two contiguous parks, which share a large part of their values
and threats, showed much higher levels of visitation and fee’s revenues in the Brazilian park.
Incomplete policy institutionalization in Brazil, paradoxically, favored the structuring of a
more commercial and innovative model for public use in the Iguaçu National Park, than in its
neighbor where the policy's regulatory framework is more comprehensive, has more legitimacy
but considered bureaucratic and does not seem to emphasize fee’s revenue collection. Park-
level planning has taken place at a similar stage, in which both have revised their management
plans and will soon edit their public use plans. The difference is that at the local level, the
planning actions of the Brazilian park demonstrate greater coordination with the tourism
sector, while at the national level, such coordination is much higher in Argentina. The
availability of resources for implementing the policy is proportionately greater in the
Administración de Parques Nacionales than in the Chico Mendes Institute for Biodiversity, but
in the Brazilian park innovative institutional arrangements contributed to this limitation not to
hinder the results of the visitation. Finally, the analysis of the emphasis on tickets or concession
fundraising also highlights opposing strategies adopted by the two parks, whereas the Brazilian
park emphasizes the income from concessions and the Argentinean park puts greater emphasis
in the tickets income. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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