Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pilati, Alexandre Simões | - |
dc.contributor.author | Borges, Diuvanio de Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T21:54:28Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T21:54:28Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
dc.date.submitted | 2020-05-27 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Diuvanio de Albuquerque. Tédio, melancolia e tristeza: uma experiência de classe à brasileira em Memorial de Aires. 2020. 207 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Instituto de Letras, Universidade de Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38437 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Memorial de Aires (1908) é o último romance de Machado de Assis, fato que por si só afeta a curiosidade tanto do leitor comum quanto da crítica. Este trabalho busca compreender o romance em sua totalidade enquanto figuração artística, apreensão da realidade como totalidade em movimento, objetivação que, ao tempo que seja determinada pela realidade histórico-social, possui existência independente enquanto obra de arte. Busca-se captar nessa articulação orgânica realidade material e estética, processo social e forma literária, o romance enquanto parte de um processo de avanços e recuos técnicos, rupturas e continuidades formais cujas formulações tornam-se enfrentamentos aos próprios limites sociais e artísticos. No diário íntimo de Aires, encontramos a classe dominante brasileira do final do século XIX, mais uma vez, voltando-se para si. Contudo um voltar-se a si que não é crítico ou reflexivo e que não implica autoanálise; ao contrário, o diário torna-se estetização de uma classe que aos poucos perde sua
função histórica. Encontramos nessa escrita abafada, em seu ritmo lento, aparente prosa descompromissada, sentimento de vazio e tédio que percorre todos os níveis de composição, uma idealização de si enquanto forma de manutenção de sua ordem e sobrevivência frente às mudanças e que não encontra, dentro de sua própria narrativa, ao estilo dos outros memorialistas, Brás Cubas e Dom Casmurro, sentido material para a sua existência. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Tédio, melancolia e tristeza : uma experiência de classe à brasileira em Memorial de Aires | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira - história e crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assis, Machado de, 1839-1908 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil - vida e costumes sociais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Memorial de Aires (1908) is the last novel by Machado de Assis. This in itself affects the curiosity of both the average reader and the critic. This work seeks to understand the novel in its entirety as an artistic figuration, apprehension of reality as a totality in movement, objectification that, while determined by historical-social reality, has independent existence as a work of art. It seeks to capture in this organic articulation, material and aesthetic reality, social process and literary form, the novel as part of a process of technical advances and retreats, ruptures and formal continuities whose formulations become confrontations with their own social and artistic limits. In Aires's intimate diary, we find the late nineteenth-century Brazilian ruling class once again turning to itself, but a turning to itself that is not critical or reflective does not imply self-analysis, on the contrary, the diary becomes the aestheticization of a class that gradually loses its historical function. We find in this muffled writing, in its slow pace, apparent uncompromising prose, feeling of emptiness and boredom that runs through all levels of composition, an idealization of itself as a way of maintaining its order and survival in the face of change and not found within its own. narrative itself, in the style of the other memorialist Brás Cubas and Dom Casmurro, material meaning for its existence. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|