Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Puente-Palacios, Katia Elizabeth | - |
dc.contributor.author | Côrtes, Marcela Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T13:10:30Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30T13:10:30Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-13 | - |
dc.identifier.citation | CORTÊS, Marcela Guimarães. Desenvolver competências gerenciais garante efetividade de equipes? A troca líder-membro como mediadora. 2019. 162 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38467 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dentre os estudos sobre liderança, a teoria da troca líder-membro (Leader-Member
Exchange - LMX) se destaca por tratar o processo de liderança com foco na qualidade da relação
entre o líder e o membro da equipe. Todavia, há ainda muito a se avançar na literatura sobre o tema,
especialmente considerando os seguintes aspectos: 1) poucos estudos adotam escalas que
possibilitem a avaliação multidimensional do construto; 2) o estudo sobre o tema é ainda incipiente
no Brasil; 3) faltam estudos que avaliem os efeitos da LMX no nível das equipes; e 4) há déficit de
estudos que integrem diferentes teorias de liderança. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar o
papel da qualidade da relação líder-membro enquanto mediadora entre as competências gerenciais e
a efetividade de equipes (desempenho de equipes, intenção de rotatividade e satisfação no trabalho).
Para alcançar os objetivos, foram realizadas duas coletas de dados, ambas com desenho
transversal. O primeiro, realizado em amostra composta por 363 participantes de organizações
públicas, tinha como objetivo verificar evidências de validade dos instrumentos propostos, além de
testar as hipóteses em nível individual. O segundo estudo teve como objetivo a testagem do modelo
e das hipóteses de pesquisa, no nível coletivo, com dados obtidos de até 71 equipes. Foram
aplicadas as seguintes escalas: desenho do trabalho, competências gerenciais, qualidade da relação
líder-membro, desempenho de equipes, intenção de rotatividade e satisfação no trabalho. Foi
realizada análise de mediação múltipla. A qualidade da relação líder-membro atuou como mediadora
da relação entre competências e resultados individuais (satisfação com a chefia e com as
promoções) e coletivos (desempenho da equipe, satisfação com chefia, promoções e natureza do
trabalho). Os resultados revelam a importância da qualidade das relações entre os líderes e os
membros de sua equipe nas organizações. Recomenda-se, portanto, a ampliação do uso da LMX em
estudos e diagnósticos organizacionais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desenvolver competências gerenciais garante efetividade de equipes? A troca líder-membro como mediadora | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Liderança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competência profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Satisfação no trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rotatividade de pessoal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho profissional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Among leadership studies, the Leader-Member Exchange (LMX) theory stands out for addressing the
leadership process with a focus on the quality of the relationship between leader and team member.
However, there is still much to advance in the literature on the subject, especially considering the
following aspects: 1) few studies adopt scales that allow the multidimensional evaluation of the
construct; 2) the study on the subject is still incipient in Brazil; 3) there is a lack of studies evaluating
the effects of LMX at the team level; and 4) there is a shortage of studies that integrate different
leadership theories. Thus, this study aims to evaluate the role of the quality of the leader-member
relationship as a mediator between managerial competencies and team effectiveness (team
performance, turnover intention and job satisfaction). To achieve the objectives, two cross-sectional
studies were conducted. The first, conducted in a sample composed of 363 participants from public
organizations, aimed at verifying the evidence of validity of the proposed instruments, in addition to
testing the hypotheses at the individual level. The second study aimed to test the model and research
hypotheses at the collective level, with data obtained from up to 71 teams. The following scales were
applied: work design, managerial competencies, leader-member exchange, team performance,
turnover intention and job satisfaction. Multiple mediation analysis was performed. The quality of the
leader-member relationship acted as a mediator of the relationship between competencies and
individual (satisfaction with supervisor and promotions) and collective outcomes (team performance,
satisfaction with supervisor, promotions, and nature of work). The results reveal the importance of the
quality of relationships between leaders and their team members in organizations. Therefore, it is
recommended to expand the use of LMX in studies and organizational diagnoses. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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