Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38528
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_SoniaRejaneGomesdeAzeredoSouza.pdf9,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A iluminação artificial na arquitetura : aspectos estéticos
Autor(es): Souza, Sonia Rejane Gomes de Azeredo
E-mail do autor: sonia_azeredo@hotmail.com
Orientador(es): Dutra, Sergio Rizo
Assunto: Iluminação artificial
Estética
Oscar Niemeyer
Peter Gasper
Iluminação na Arte
Data de publicação: 30-Jun-2020
Referência: SOUZA. Sonia Rejane Gomes de Azeredo. A iluminação artificial na arquitetura : aspectos estéticos. 2020. 231 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Uma reformulação nas características lumínicas de algumas obras arquitetônicas em Brasília iniciou-se em 2002 pela parceria entre Niemeyer (1907–2012) e Gasper (1940–2014). Esta pesquisa investigou os aspectos técnicos e estéticos da iluminação artificial nas obras dessa parceria. Do mesmo modo, pretendeu-se investigar a iluminação na sua feição filosófica e emocional, em que se estabelece uma revelação ontológica das obras com o observador por meio do jogo de luzes e sombras, analisando-se os efeitos, as interferências da luz no olhar do usuário e em sua percepção do espaço. Luz e sombra, contraste e semelhança são dados que observamos nos projetos de iluminação de Gasper, bem como a maneira que a iluminação artificial foi instalada nas obras e de que forma a iluminação se encontra atualmente. Fotografias, projetos, comparações com a arte, avaliações por meio de questionário, entrevistas, entre outros, auxiliaram a compreensão das circunstâncias que consolidaram a obra de Gasper e seus projetos luminotécnicos nos edifícios de Niemeyer
Abstract: A major reformulation of lighting design in some of Brasília’s architectural works was spurred in 2002 by the blooming of a working relationship between Brazilian architect Oscar Niemeyer (1907–2012) and lighting designer Peter Gasper (1940–2014). This paper explores the technical and aesthetic characteristics of the artificial lighting used in works by the duo, as well as the emotional and philosophical features of lighting, and their effects on the observer’s gaze and spatial perception. These features provoke an ontological revelation of an architectural work in an observer through careful use of the contrast between light and shadow. The interplay of light and shadow, contrast, and similarity, as well as the practical application and current state of artificial lighting will be analyzed in Gasper’s lighting projects for Niemeyer’s buildings. This analysis was aided by photos, schematics, comparisons to art, interviews, and surveys, so as to fully understand the circumstances which consolidated Gasper’s work.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.