Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gontijo, Cleyton Hércules | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Deire Lúcia de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T18:23:04Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30T18:23:04Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-30 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-13 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Deire Lúcia de . Avaliação formativa e feedback: compreensão e uso por professores de matemática da Rede Púbica de Ensino do Distrito Federal 2020. 260 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38559 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente texto analisa as práticas avaliativas utilizadas na sala de aula de matemática e
os feedbacks ofertados que dão sustentação à adesão à perspectiva de avaliação formativa
(AF) que o professor reconhece adotar. Para isso, foram acompanhados quatro
professores de matemática de uma escola de anos finas da SEEDF que utiliza os ciclos de
aprendizagem como forma de organização. Inicialmente foi aplicado um questionário
eletrônico aos professores de matemática da SEEDF, com uma taxa de retorno de 23%,
e, dentre os que reconheceram suas práticas avaliativas na perspectiva formativa, foi feita
uma seleção aleatória para a escolha da escola a ser pesquisada. O trabalho é um estudo
de caso, e o questionário permitiu conhecer a população em que foi desenvolvida a etapa
subsequente da pesquisa. A partir da seleção da escola, o supervisor colaborou com
entrevistas e discutindo o PPP da escola, e os professores de matemática foram
acompanhados com observações em suas salas de aula e entrevistas semiestruturadas, na
busca por captar a compreensão de avaliação formativa e de feedback que os
colaboradores possuem. As respostas obtidas no questionário subsidiaram as análises,
permitindo compreender o quão representativos eram os sujeitos selecionados em relação
ao cenário investigado. Foi utilizada a Análise de Conteúdo dos recolhidos, que levou à
quatro categorias conceituais: Formação profissional e a adoção da avaliação formativa e
dos ciclos, (in)satisfação profissional, solidão entre pares e a centralidade no aluno sob
senso comum. A partir destes recolhidos as análises resultaram em professores que
tiveram acesso aos documentos norteadores, que possuem entendimentos díspares quanto
a AF e ao feedback como fortalecedor destas práticas. Os professores não têm claro o
sentido de AF, sentem insegurança para buscar práticas que corroborem com a adesão
que dizem ter, reconhecem que as diretrizes de avaliação do Distrito Federal não foram
suficientes para fortalecer a opção desejada e demonstram que a diversidade de
instrumentos avaliativos fortalece a aproximação à AF. Estudar para um processo seletivo
profissional auxilia na clareza dos pressupostos da AF e na adoção de práticas coerentes.
Os feedbacks foram analisados quanto ao nível, estrutura e conteúdo e os
únicos utilizados durante as observações foram orais, individuais ou coletivos, poucas
vezes estavam ao nível do processo ou de estratégias, em geral foram sobre a tarefa e o
aluno enquanto pessoa. Faltam, nos professores, conhecimentos sólidos sobre a AF,
investimento e credibilidade na formação continuada e fortalecimento de vínculos
pessoais e profissionais dentro da escola. A AF está no discurso, mas as ações que lhe
dão sustentação são desconhecidas ou causam insegurança. Estes fatores corroboram com
a tese: embora no Distrito Federal as diretrizes de avaliação educacional orientem a
adoção de avaliação formativa, o que sugere o feedback como preponderante, os
professores de matemática da SEEDF desconhecem as suas características e como este
pode subsidiar práticas avaliativas formativas. Tanto a falta de compreensão quanto o
desconhecimento são decorrentes de formações em que a temática é pouco abordada, da
precária utilização dos espaços formativos nas escolas em que atuam e por influência do
senso comum e respeito dos conceitos de avaliação formativa e principalmente de
feedback. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação formativa e feedback : compreensão e uso por professores de matemática da Rede Púbica de Ensino do Distrito Federal | pt_BR |
dc.title.alternative | Formative assessment and feedback : Federal District Public Education System's math teachers uses and comprehension | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação formativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feedback efetivo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | FORMATIVE ASSESSMENT AND FEEDBACK: FEDERAL DISTRICT PUBLIC
EDUCATION SYSTEM'S MATH TEACHERS USES AND COMPREHENSION
This text analyzes the evaluative practices used in the mathematics classroom and the
feedback given that supports the adherence to the perspective of formative assessment
(FA) that teachers acknowledge to adopt. In this regard, four mathematics teachers from
a SEEDF middle school that uses learning cycles as a form of organization were
accompanied. Initially, an online questionnaire was applied to SEEDF mathematics
teachers, with a return rate of 23%, and, among those who recognized their evaluative
practices in the formative perspective, a random selection was made that favored the
choice of school where the research would occur. The research is a case study, and the
questionnaire allowed to appreciate the group in which the subsequent stage of the
research was developed. The supervisor of the selected school collaborated with
interviews and discussed her PPP, and the mathematics teachers were accompanied by
taking observations in their classrooms and semi-structured interviews seeking to capture
the understanding of formative assessment and feedback that those educators have. The
answers obtained in the questionnaire supported the analysis, allowing us to understand
how representative the selected subjects were in relation to the investigated scenario. The
Content Analysis were used in the collected data, which led to four conceptual categories:
Professional qualification and the adoption of formative assessment and cycles, job
(dis)satisfaction, loneliness among peers and the centrality in the student under common
sense. From these collected data, the analyzes resulted in teachers who have different
understandings regarding formative assessment (FA) and feedback as a strengthening of
these practices. Teachers are unclear about the meaning of FA, feel insecure to seek
practices that corroborate the adherence they claim to have, recognize that the evaluation
guidelines of the Federal District were not sufficient to strengthen the desired option and
demonstrate that the diversity of evaluation instruments strengthens approach to FA.
Studying for a professional selection process helps to clarify FA's assumptions and to
adopt consistent practices. The feedbacks were analyzed in terms of level, structure and
content; the only ones used during the observations were oral, individual or collective,
and they rarely were at the level of the process or strategies, usually, they were about the
task and the student as a person. Teachers lack solid knowledge about FA, investment
and credibility in continuous formation and strengthening personal and professional
bonds within the school. FA isin the discourse, but the actionsthatsupport it are unknown
or cause insecurity. The following factors confirm our thesis: although there are
government directives for educational evaluation that guide the adoption of formative
assessment, what suggests the feedback as the prevailing practice, the math teachers of
SEEDF do not know its specifications and how it can support formative evaluation
practices. The lack of comprehension and the unawareness about feedback are due to
qualifications courses where the theme is not addressed as much as needed, to the bad use
of formative spaces in the schools where they work and also because of the influence of
common sense about the concepts of formative assessment and, specially, of feedback. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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