Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Edna Cristina Muniz da | - |
dc.contributor.author | Tatagiba, Alessandro Borges | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T20:48:48Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30T20:48:48Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-16 | - |
dc.identifier.citation | TATAGIBA, Alessandro Borges. Scribo, ergo sumus: semogênese e teoria da escrita em redações do Enem. 2019. 344 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38570 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese apresenta pesquisa conduzida sobre produção escrita dos participantes do Exame
Nacional do Ensino Médio – ENEM. O exame é administrado pelo Instituto Nacional de Estudos
e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, instituição do governo federal vinculada ao
Ministério da Educação do Brasil. O aspecto sob investigação é a redação do ENEM, a qual
deve apresentar estrutura de gênero textual argumentativo. O objetivo é compreender a
estrutura textual argumentativa das redações, em amostras empíricas conforme a posição na
escala de proficiência, a fim de apresentar subsídios à análise de sua validade consequencial.
Como metodologia, do total 6.193.565 produções de escrita do ENEM 2014, o estudo
estratifica uma amostra empírica de textos integrais produzidos por concluintes do ensino
médio, todos de escolas públicas e nascidos em 1997, utilizando o software Statistical Analysis
System (SAS). As análises são fundamentadas na Teoria de Gênero e Registro proposta por
pesquisadores da chamada “Escola de Sidney”, nos pressupostos teórico-metodológicos da
Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) e na docimologia. Essa triangulação mostrou-se eficiente
para a análise das redações que constituem o corpus, oferecendo subsídios para apoiar a
validade consequencial para o desenvolvimento do gênero solicitado na prova de redação do
ENEM. No ano de coleta dos dados (2014), 54% dos textos da amostra não alcançaram a nota
média, ou seja, 500 pontos, sendo que apenas 1% desse universo pontuou acima de 900
pontos, na escala de proficiência de zero a mil. Esses resultados por si só defendem uma
abordagem robusta e bem informada ao ensino da estrutura dos gêneros argumentativos na
escola. As análises demonstram que, do ponto de vista do edital do certame e das produções
escritas, o texto argumentativo exigido na prova de redação do ENEM não se configura nem
como exposição (gênero que apresenta as etapas Tese ^ Argumentos ^ Reiteração nem como
discussão (gênero que apresenta as etapas Questão ^ Lados ^ Posição), conforme a
classificação da estrutura de gêneros da “Escola de Sidney”. Os resultados mostram que a
redação do ENEM se caracteriza como um gênero com características específicas, que pode
ser denominado “Proposição”, com as etapas Tese ^ Argumentos ^ (Reiteração) ^ Proposta de
intervenção, sendo facultativa a ocorrência da etapa Reiteração. Esta pesquisa conduziu-nos à
descoberta do gênero Proposta para a redação do ENEM como uma particularidade da prova
de redação desse exame, e também apresenta igualmente como contribuição a criação de uma
interpretação da escala de proficiência em escrita com esse gênero específico. A reflexão
sobre as análises e a discussão dos resultados levam o autor da tese a destacar a
necessidade de estudos que possam revisar a metodologia utilizada para medir os resultados
obtidos na prova escrita no ENEM, para que se considere na nota final da redação a faixa de
proficiência, não a média numérica entre diferentes corretores. A adoção dessa nova
metodologia pode, por um lado, atenuar os erros de medida inerentes ao sistema atual que
oferece os resultados por meio de testes com um total de participantes muito grande e, por
outro lado, pode promover mais isonomia entre os participantes dessa e de outras avaliações
educacionais de larga escala. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Scribo, ergo sumus: semogênese e teoria da escrita em redações do Enem | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero Argumentativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguística sistêmico-funcional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis presents a research focused on writing tests done as part of the National High
School Exam (ENEM), organized and administered by the National Institute for Educational
Studies and Research (INEP), a government institution of the Brazilian Ministry of Education.
The aspect of the ENEM under investigation is the writing task set, which asks from the exam’s
participants students to produce argumentative texts. The main goal of the thesis is to
understand the structure of the argumentative writing produced by the students in ENEM, in
empirical samples according to the position on the proficiency scale, in order to present
subsidies to the analysis of its consequential validity. The methodology corpus was built from
stratified sample of full texts written by high school graduates from public schools, born in 1997,
of 6.193.565 written texts produced in the 2014’s edition of ENEM. The sample was organized
using the Statistical Analysis System (SAS) software. Theoretical mobilization triangulates the
theory of standards-based assessment with the field research and the theoretical formulations
of genre by the Sydney School, role played by Systemic-Functional Linguistics (SFL) in order to
offer support to the consequential validity for this genre development. This triangulation proved
to be efficient to analyze the essays that constitute the corpus, offering subsidies to support its
consequential validity. The year of data collection (2014) was chosen due to its results, when
54% of the sample texts had not reach the average grade, that is, 500 points, and only 1% of
this universe scored above 900 points, on the proficiency scale from 0 to 1000. This result alone
argues for a robust and well-informed approach in the teaching of genres in school. The
analysis suggests that the writing task proposed in the exam and written by the participant’s
students cannot be identified as exposition genre (genre that in Sydney School system presents
the stages Thesis ^ Arguments ^ Reiteration), nor the discussion genre (genre that presents the
stages Question ^ Sides ^ Position) according to Sydney School classification for genres. The
results demonstrate that ENEM’s writing task is a genre with specific features that could be
called “Proposition”, in which the stages can be defined as Thesis ^ Arguments ^ (Reiteration) ^
Intervention proposal (Reiteration is an optional stage). This research led to the finding of
ENEM’s Proposition genre as a particularity of this Brazilian exam writing task; and an
interpretation of its writing proficiency scale for this singular genre. The reflection on the
analysis and the discussion of the results lead the author of the thesis to highlight the need for
studies that can review the methodology used to measure the results obtained in the written
task at ENEM, so that the range of proficiency can be considered, not the numerical average
between different brokers. The adoption of this new methodology can, on the one hand, mitigate
the measurement errors inherent to the current system that offers the results through tests with
a very large number of participants and, on the other hand, can promote more isonomy among
the participants of this and other large-scale educational assessment. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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