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dc.contributor.advisorOliveira, Aline Fonseca de-
dc.contributor.authorSilva, Keller Nonato Fernandes da-
dc.date.accessioned2020-07-01T00:06:04Z-
dc.date.available2020-07-01T00:06:04Z-
dc.date.issued2020-06-30-
dc.date.submitted2020-02-10-
dc.identifier.citationSILVA, Keller Nonato Fernandes da. Configurações das práticas de ensino de espanhol para crianças de 11 a 12 anos: processos formativos de professores e aprendizagem de línguas. 2019. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) -- Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38586-
dc.description.abstractEste estudo busca proporcionar uma reflexão sobre as especificidades do processo de ensino/aprendizagem de espanhol para crianças de 11 e 12 anos do 6º ano do ensino fundamental II. Para atingir esse objetivo, procurou-se respostas para dois questionamentos, quais as dificuldades de se trabalhar com essa faixa etária e como se configuram as práticas de ensino de três professores que declaram preferência em trabalhar com esse público. Para fundamentar as análises e elaboração das respostas dos questionamentos propostos, foram tomadas como base as teorias do desenvolvimento infantil (GESELL ,1978; PIAGET, 1972; VYGOTSKY, 1978), refletiu-se sobre os conceitos de comunicação, competência e abordagem sob a perspectiva da complexidade (BORGES e PAIVA, 2011) e consideraram-se estudos recentes relacionados ao ensino de línguas estrangeiras para crianças (LEC) no Brasil (RINALDI, 2006, 2011; ROCHA 2010; TONELLI ,2017). Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico (ANDRÉ, 1995; SCHAWANDT, 2006) de natureza qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013; STAKE, 1995). Os instrumentos usados são questionários, entrevistas e observações realizadas com docentes que atuam nos Centros Interescolares de Línguas (CIL) do Distrito Federal. Através da análise e triangulação de dados foi possível configurar as práticas dos professores em relação às especificidades de trabalhar com crianças, de 11 e 12 anos, e dessa forma oferecer subsídios aos docentes que venham a trabalhar com esse público específico.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConfigurações das práticas de ensino de espanhol para crianças de 11 a 12 anos : processos formativos de professores e aprendizagem de línguaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua espanhola - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensinopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de línguas - formaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study seeks to provide a reflection on the specificities of the Spanish teaching/learning process for children aged 11 and 12 years of elementary school (6th grade). To achieve this goal, this research analyzes answers to two questions, which difficulties work with this age group and how the teaching practices of three teachers identify, like and declare preference in working with this audience. The theoretical basis of this research is based on the theories of child development (GESELL ,1978; PIAGET, 1972; VYGOTSKY, 1978) and the theories of Applied Linguistics aimed at teaching foreign languages for children (RINALDI, 2006, 2011; ROCHA, 2010; TONELLI, 2017), from the perspective of the theory of complexity (BORGES; PAIVA, 2011). This is an ethnographic research (ANDRÉ 1995; SCHAWANDT, 2006) of qualitative nature (PRODANOV; FREITAS, 2013; STAKE, 1995). The instruments used are questionnaires, interviews and observations conducted with teachers working in the Centro Interescolar de Línguas do DF (CIL), Interschool Centers of Languages of the Federal District. Through data analysis it was possible to trace characteristics of teachers' practices in relation to the specificities of working with children, aged 11 and 12 years to offer subsidies to Spanish-speaking professionals who will work with this particular audience.pt_BR
dc.description.abstract2Este estudio busca proporcionar una reflexión sobre las especificidades del proceso de enseñanza/aprendizaje de español para niños de 11 y 12 años. Para lograr este objetivo, esta investigación analiza las respuestas a dos preguntas, qué dificultades hay al trabajar con esta franja de edad y cómo se caracterizan las prácticas docentes de tres profesores que declaran preferencia al trabajar con esta audiencia. La fundamentación teórica de esta investigación se basa en las teorías del desarrollo infantil (GESELL ,1978; PIAGET, 1972; VYGOTSKY, 1978), en las teorías de la Lingüística Aplicada volcadas a la enseñanza de lenguas extranjeras para niños (RINALDI, 2006, 2011; ROCHA, 2010; TONELLI, 2017) y en la Lingüística Aplicada bajo la visión de la teoría de la complejidad (BORGES; PAIVA, 2011). Esta es una investigación etnográfica (ANDRÉ 1995; SCHAWANDT, 2006) de carácter cualitativo (PRODANOV; FREITAS, 2013; STAKE, 1995). Los instrumentos utilizados son cuestionarios, entrevistas y observaciones realizadas con profesores que trabajan en los “Centros Interescolares de Idiomas (CIL)” del Distrito Federal. A través del análisis y triangulación de datos fue posible averiguar las prácticas docentes de los profesores en relación con las especificidades de trabajar con niños, de 11 y 12 años y con esto contribuir con los docentes de español como lengua extranjera que vengan a trabajar con ese público específico.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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