Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38638
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarceloCarneirodosSantos.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Dulce Maria Filgueira de-
dc.contributor.authorSantos, Marcelo Carneiro dos-
dc.date.accessioned2020-07-01T15:36:08Z-
dc.date.available2020-07-01T15:36:08Z-
dc.date.issued2020-07-01-
dc.date.submitted2019-12-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Marcelo Carneiro dos. A dança no Panojé do Ritual da Mandioca (Kuwyrykango) entre os Kayapós-Ngomejti. 2019. 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38638-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação analisou a dança “No Panojé” tomada como uma prática corporal e marcada pela relação sagrado-profano. Tal prática envolve e evidencia a tradição, memória e o conhecimento dos povos originários Ngômejti da etnia Kayapó/Mẽbêngôkre. Especificamente, foram descritas as técnicas corporais que caracterizam a dança “No Panojé, em conjunção à relação sagrado-profano que lhe é subjacente, com o intuito de identificar os elementos formadores do sagrado tal qual concebido por aquela comunidade. Para tanto, fez-se uso da abordagem etnográfica aplicada à comunidade Ngômejti, ao passo que, de modo complementar, foram recorridas a observação participante e a realização de entrevistas com um roteiro semiestruturado. Relativamente ao referencial teórico que legitimou a posterior análise dos dados decorrentes da abordagem etnográfica, destaque para Victor Turner, Marcel Mauss, Viveiros de Castro, Beleni Salete Grando, Arthur Almeida, Juliana Guimarães Saneto etc. Dito isto, houve por bem interrelacionar autores da Socioantropologia e da Educação Física. Com efeito, foi possível realizar duas entrevistas, uma com Tutuu Kayapó e outra com Yara Kayapó, dois sujeitos imprescindíveis à execução da pesquisa. As entrevistas duraram 42 min e 28 min, cujo foco foi o de compreender a dança “No Panojé” e a comunidade Ngômejti. Após essa etapa, algunsresultados não tardaram em aparecer, a saber: evidenciou-se sobremaneira a dança enquanto meio que remonta ao domínio do sagrado/profano; tal relação será retratada diretamente na formação e nos movimentos/gestualidades conformadas na dança. Identificamos ainda algumas técnicas corporais oriundas da dança com uma sequência constante de movimentos nomeadamente batidas fortes com o pé direito e fracas com o pé esquerdo, os corpos são unidos sem deixar espaço entre eles, os movimentos sempre são realizados em sequência para frente acompanhada da cantoria intitulada ô ha No Panojé, ou como os Kayapós chamam (Kukrádja). Além de tudo foi possível perceber o corpo das Nyras como principal instrumento que remonta à memória, tradição e saberes partilhados. Em última análise, vale destacar que ao fim de todo o processo ritualístico ganho de experiências, transmissão de conhecimentos, em particular, a educação corporal que se dá através da interação dos mais novos com os mais velhos da comunidade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA dança no Panojé do Ritual da Mandioca (Kuwyrykango) entre os Kayapós-Ngomejtipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDançapt_BR
dc.subject.keywordPráticas corporaispt_BR
dc.subject.keywordKayapópt_BR
dc.subject.keywordNo Panojépt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In the current work we address the discussion on the “No Panojé” dance viewed as a corporal practice, set down by the so-called sacred-profane lien. Such practice is involved and highlighted by the tradition, memory and knowledge as well, concerning the former Ngômejti Kayapó/ Mẽbêngôkre indigenous community. To be precise, the body techniques that shape up the mentioned dance in conjunction with the sacred-profane relationship underlying it, have been outlined, in order to identify the elements that form the sacred as conceived by that community. We follow methodologically the ethnographic approach in the manner of Levi- Strauss, Victor Turner, Marcel Mauss, Viveiros de Castro etc, which would be applied to the Ngômejti community and, in a complementary way, the guide-based observation and interviews with a semi-structured script. Regarding the underlying tenet that legitimized the subsequent analysis of the data resulting from the ethnographic approach. Indeed, it was possible to go on two interviews, one with Tutuu Kayapó and the other with Yara Kayapó, two subjects essential to the execution of the research. The interviews lasted 42 min and 28 min, whose focus was to understand “No Panojé” and the Ngômejti community. After this move, some results did not last to appear, namely: that dance became pretty much evident as a means that goes back to the domain of the sacred / profane; this relationship will be portrayed directly concerned the formation and the movements/gestures conformed within the dance. We also identified some body techniques issued from the dance with a constant sequence of movements namely strong strokes with the right foot and weak strokes with the left foot, the bodies are joined without leaving space between them, the movements are always carried out in a forward sequence followed by singing named ô ha No Panojé, or asthe Kayapós call it (Kukrádja). In addition, it was possible to look at the Nyras' body as the main instrument that goes back to memory, tradition and shared knowledge. Ultimately, it is worth noting that at the end of the entire ritualistic process, empirical gains, knowledge transmission, in particular, corporal education that takes place through the interaction of the youngest with the oldest from the communitypt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.