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dc.contributor.advisorOliveira, Aline Fonseca de-
dc.contributor.authorSantos, Geovani Amaral-
dc.date.accessioned2020-07-01T15:47:24Z-
dc.date.available2020-07-01T15:47:24Z-
dc.date.issued2020-07-01-
dc.date.submitted2020-03-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Geovani Amaral. A autorregulação da aprendizagem no contexto formativo de professores de espanhol como Língua Estrangeira. 2020. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38642-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga a formação de professores do curso de Letras Espanhol do Instituto Federal de Brasília a partir da perspectiva da teoria da Autorregulação da Aprendizagem, fundamentada na Teoria Social Cognitiva com base principalmente em autores como Albert Bandura (1991), e Zimmerman (1989). Este último desenvolveu um modelo cíclico de autorregulação da aprendizagem a partir de três fases: o planejamento, em que os alunos estabelecem objetivos e elaboram um planejamento estratégico a partir de suas crenças automotivacionais; a execução, em que os alunos utilizam as estratégias estabelecidas na fase anterior e possivelmente realizam o subprocesso de auto-observação e a autorreflexão, na qual os estudantes, a partir de suas observações realizadas na fase anterior, realizam uma autoavaliação e atribuem uma causa a seu sucesso ou fracasso no alcance da meta estabelecida, gerando, assim, um sentimento de autossatisfação, adaptação ou defesa que, por sua vez, influenciará nas crenças automotivacionais dos próximos ciclos autorregulatórios. A qualidade do processo da autorregulação dependerá da consciência do aluno sobre seu processo de aprendizagem e de sua capacidade de adequar-se às necessidades do contexto. Nesse sentido, este estudo procurou compreender os processos autorregulatórios de três participantes enquanto aprendizes e a transferência desses processos aos seus alunos em sua atuação como docentes. A metodologia utilizada foi o estudo de caso múltiplo e os instrumentos de coleta de informações foram o Inventário de Processos Autorregulatórios, a entrevista semiestruturada e a observação não participante. Os resultados encontrados apontam para a não transferência das estratégias autorregulatórias utilizadas pelas participantes a sua prática como professoras, possivelmente devido à pouca percepção sobre a sua eficácia pela ausência do subprocesso de auto-observação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA autorregulação da aprendizagem no contexto formativo de professores de espanhol como Língua Estrangeirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua espanhola - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de línguas - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordTradução e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordInterlíngua (Aprendizagem de línguas)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research investigates the training of teachers of the Spanish Graduation course at the Federal Institute of Brasília from the perspective of the Self-Regulation Learning theory, grounded in Social Cognitive Theory based mainly on authors such as Albert Bandura (1991), and Zimmerman (1989). This latter developed a cyclical model of self-regulation learning from three phases: planning, in which students set goals and develop strategic planning based on their self-motivated beliefs; performance, in which students use strategies established in the previous phase and possibly execute the self-observation sub-process and self-reflection, in which students, based on their observations made in the previous phase, perform a self-assessment and attribute a cause to their success or failure in reaching the established goal, thus generating a feeling of self-satisfaction, adaptation or defense that, in turn, will influence the self- regulatory beliefs of the next self-regulatory cycles. The quality of the self-regulation process will depend on the student's awareness of his learning process and his ability to adapt to the needs of the context. In this sense, this study sought to understand the self-regulatory processes of three participants as apprentices and the transfer of these processes to their students in their role as teachers. The methodology used was the multiple case study and the information collection instruments were the Self-Regulatory Processes Inventory, the semi-structured interview and the non-participant observation. The results found point to the non-transference of the self-regulatory strategies used by the participants to their practice as teachers, possibly due to the little perception about their effectiveness because of the absence of the self- observation sub-process.pt_BR
dc.description.abstract2Esta investigación explora la formación de profesores del curso de graduación en Letras Español en el Instituto Federal de Brasilia desde la perspectiva de la teoría de la autorregulación del aprendizaje, fundamentada en la Teoría socio-cognitiva basada principalmente en autores como Albert Bandura (1991) y Zimmerman (1989). Este último desarrolló un modelo cíclico de autorregulación del aprendizaje basado en tres fases: planificación, en la cual los estudiantes establecen metas y desarrollan una planificación estratégica basada en sus creencias auto motivadas; ejecución, en la cual los estudiantes usan las estrategias establecidas en la fase anterior y posiblemente realizan el subproceso de auto observación y la autorreflexión, en el cual los estudiantes, basados en sus observaciones hechas en la fase anterior, realizan una autoevaluación y atribuyen una causa a su éxito o fracaso en alcanzar la meta establecida, generando así un sentimiento de autosatisfacción, adaptación o defensa que, a su vez, influirá en las creencias de autorregulación de los próximos ciclos de autorregulatorios. La calidad del proceso de autorregulación dependerá de la conciencia del alumno sobre su proceso de aprendizaje y su capacidad para adaptarse a las necesidades del contexto. En este sentido, este estudio buscó comprender los procesos de autorregulación de tres participantes como aprendices y la transferencia de estos procesos a sus estudiantes en su papel de maestros. La metodología utilizada fue el estudio de caso múltiple y los instrumentos de recopilación de información fueron el Inventario de Procesos Autorregulatorios, la entrevista semiestructurada y la observación no participante. Los resultados encontrados apuntan a la no transferencia de las estrategias de autorregulación utilizadas por los participantes a su práctica como docentes, posiblemente debido a la poca percepción sobre su efectividad por razón de la ausencia del subproceso de autoobservación.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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