Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza Júnior, Celso Vila Nova de | - |
dc.contributor.author | Farias, Simone Braga | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-01T19:10:26Z | - |
dc.date.available | 2020-07-01T19:10:26Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-01 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-28 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Simone Braga. Disciplinas de serviço na Universidade de Brasília : estudo de caso dos programas unificados. 2020. 75 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38666 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação está estruturada em formato multipaper, composto por dois artigos
que discorrem sobre disciplinas de serviço na Universidade de Brasília e a adoção de um
programa unificado nessas disciplinas. O primeiro artigo, intitulado “Disciplinas de
Serviço na Universidade de Brasília: resquícios do ciclo básico”, tem como objetivo sanar
uma lacuna na literatura ao propor uma definição para o conceito de disciplina de serviço
e demonstrar quais disciplinas na Universidade de Brasília podem ser definidas como tal,
de acordo com a classificação estabelecida. Para alcançar o objetivo proposto, foi
realizado um mapeamento com todas as disciplinas da Universidade com dados extraídos
do Sistema de Graduação da Universidade (SIGRA), referentes a três semestres. Para a
seleção das disciplinas foram considerados o número de vagas ocupadas; após o
somatório de todas as turmas, em cada semestre, foram calculadas a média de vagas de
três semestres. Após a classificação foram consideradas as disciplinas com mais de 250
alunos matriculados. Como resultado, chegou-se a 44 disciplinas selecionadas, que são
consideradas de serviço por apresentar algumas das seguintes características: disciplinas
com alta demanda, com várias turmas, obrigatórias para outros cursos; adoção de
programa unificado. Possibilidade de trabalhos como esse podem contribuir com uma
melhor distribuição interna de recursos, propondo que o cálculo seja feito em função do
número de horas/aulas, e não da relação de aluno/equivalente. O segundo artigo,
intitulado “Programas Unificados: instrumento de gestão para disciplinas de serviço”, tem
como objetivo analisar as experiências pedagógicas e metodológicas que são adotadas
por alguns departamentos/institutos que adotam programas unificados/integrados nas
disciplinas introdutórias, e investigar por que outros departamentos com disciplinas de
serviço não adotam programa unificado/integrado. A coleta de dados foi feita por meio
da aplicação de um questionário assistido aplicado às 44 maiores disciplinas da
Universidade de Brasília. Foram respondidos 37 questionários, dentre estes, todos
relativos às disciplinas com plano unificado. Os resultados mostram que há 15 disciplinas
que adotam programa unificado/integrado em níveis diferentes de compartilhamento de
recursos, em que o ponto ótimo da unificação é fazer uma prova unificada. Os resultados
informam também que há barreiras na expansão, dentre elas a falta de professores que se
comprometam com o processo e a falta de conhecimento do unificado por outros
departamentos. Percebe-se que, em algumas áreas do conhecimento, os professores são
reticentes quanto à adoção de programa unificado; pois, além da dificuldade de fazer uma
prova unificada, acreditam que esse tipo de organização compromete a autonomia
docente. Os resultados mostram que, entre os principais ganhos na adoção de um
programa unificado, há padronização da disciplina, transparência e isonomia em relação
aos alunos. Percebe-se que a questão da padronização é bem recepcionada em algumas
áreas do conhecimento e rejeitada em outras. Como limitação deste estudo, apontamos a
falta de uma análise comparativa temporal dos índices de aprovação/reprovação das
disciplinas com plano unificado/integrado. Estudo como este seria importante para
mostrar se a eficiência dos sistemas unificados/integrados se restringe a recursos
materiais ou se estende também a outros índices. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Disciplinas de serviço na Universidade de Brasília : estudo de caso dos programas unificados | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano unificado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano integrado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Disciplinas de serviço | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Cabello, Andrea Felippe | - |
dc.description.abstract1 | This dissertation is structured in a multipaper format, composed of two articles that
discuss service disciplines at the University of Brasilia and the adoption of a unified
program in these disciplines. The first article, entitled “Service Disciplines at the
University of Brasilia: remnants of the basic cycle”, aims to fill a gap in the literature by
proposing a definition for the concept of service discipline and demonstrating which
disciplines at the University of Brasilia can be defined as such, according to the
established classification. To achieve the proposed objective, a mapping was carried out
with all the disciplines of the University with data extracted from the University's
Graduation System (SIGRA), referring to three semesters. For the selection of subjects,
the number of vacancies was considered; after the sum of all classes, in each semester,
the average of vacancies of three semesters was calculated. After classification, subjects
with more than 250 students enrolled were considered. As a result, 44 selected subjects
were reached, which are considered to be of service because they present some of the
following characteristics: subjects with high demand, with several classes, mandatory for
other courses; adoption of a unified program. Possibility of work like this can contribute
to a better internal distribution of resources, proposing that the calculation be made
according to the number of hours / classes, and not the student / equivalent ratio. The
second article, entitled “Unified Programs: management tool for service disciplines”,
aims to analyze the pedagogical and methodological experiences that are adopted by some
departments / institutes that adopt unified / integrated programs in the introductory
disciplines, and to investigate why others departments with service disciplines do not
adopt a unified / integrated program. Data collection was carried out through the
application of an assisted questionnaire applied to the 44 major disciplines at the
University of Brasília. 37 questionnaires were answered, among them, all related to
disciplines with a unified plan. The results show that there are 15 disciplines that adopt a
unified / integrated program at different levels of resource sharing, in which the optimum
point of unification is to take a unified test. The results also inform that there are barriers
to expansion, among them the lack of teachers who are committed to the process and the
lack of knowledge of the unified by other departments. It is noticed that, in some areas of
knowledge, teachers are reticent about the adoption of a unified program; because, in
addition to the difficulty of taking a unified test, they believe that this type of organization
compromises teaching autonomy. The results show that, among the main gains in the
adoption of a unified program, there is standardization of discipline, transparency and
equality in relation to students. It is clear that the issue of standardization is well received
in some areas of knowledge and rejected in others. As a limitation of this study, we point
out the lack of a comparative temporal analysis of the pass / fail rates of the disciplines
with a unified / integrated plan. A study like this would be important to show whether the
efficiency of unified / integrated systems is restricted to material resources or also extends
to other indexes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|