Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moreira, Geraldo Eustáquio | - |
dc.contributor.author | Vieira, Lygianne Batista | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-01T19:57:48Z | - |
dc.date.available | 2020-07-01T19:57:48Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-01 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-20 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Lygianne Batista. Educação matemática crítica na perspectiva de educar em Direitos Humanos: conexões entre políticas públicas e formação de professores. 2020. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38682 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo principal situar a Educação Matemática Crítica na
perspectiva de Educar em Direitos Humanos. Com isso, intencionou-se responder as
questões: É possível desenvolver o conteúdo e a forma da Educação Matemática de
tal modo que possam servir como ferramenta para uma Educação em Direitos
Humanos? Em que medida as orientações legais para a formação de professores e
as políticas públicas estão envolvidas no processo de construção de uma educação
pautada nos Direitos Humanos? Este trabalho está estruturado no formato multipaper,
que é um conjunto de artigos científicos que se articulam de forma independente para
responder o objetivo geral da pesquisa e foi organizado em três artigos que
correspondem aos objetivos específicos da tese. Para o primeiro artigo, objetivou-se
compreender a Educação Matemática Crítica na perspectiva de educar em Direitos
Humanos. No segundo artigo, verificou-se o processo em que os Direitos Humanos
se tornaram uma política pública vinculada à educação; por fim, no terceiro artigo,
intencionou-se verificar a perspectiva da Educação em Direitos Humanos, revelada
na formação de professores de matemática. Quanto à metodologia, no primeiro fez-
se uma revisão de literatura por meio de levantamento bibliográfico, utilizando a
metodologia revisão sistemática. No segundo artigo, realizou-se um estudo do tipo
exploratório, utilizando-se da pesquisa bibliográfica da literatura. E, no terceiro artigo,
foi realizado um levantamento bibliográfico e documental. Para análise documental,
utilizamos a técnica da análise de conteúdo baseada em Bardin (2006) e em Sá-Silva
et al. (2009). A partir da construção dos artigos, verificou-se que o professor necessita
ressignificar seu papel frente aos desafios da sociedade contemporânea. É preciso
pensar no seu posicionamento político e social, nas suas ações, nas suas falas, no
seu afeto, na forma como ele enxerga a matemática, nas suas formas de avaliação,
na sua postura diante das injustiças, da diversidade, sempre considerando as
dificuldades de aprendizagem dos estudantes. Verificou-se, também, que, embora
tenhamos avanços na promoção dos direitos humanos e na criação de políticas
públicas para a Educação em Direitos Humanos, ainda estamos distantes de
assegurar a cultura desses direitos em todos os âmbitos da sociedade e da gestão
pública. Percebe-se um retrocesso diante de pautas, como questões de gênero, de
diversidade, da comunidade LGBTQIAP+, de racismo, dos indígenas, da educação
libertária e tantas outras agendas mais progressistas que não representam as
prioridades dos legisladores. Em resumo, identificou-se que, paulatinamente, a
inclusão de temáticas dos Direitos Humanos tem sido incorporada na formação de
professores de matemática, mas que os Projetos Pedagógicos dos Cursos de
Matemática ainda precisam avançar muito para alcançarem a formação nos princípios
da Educação Matemática Crítica articulados à Educação em Direitos Humanos. Viu-
se que as ações para a criação de disciplinas nos cursos de licenciatura em
matemática, relacionadas à Educação em Direitos Humanos, são inexpressivas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação matemática crítica na perspectiva de educar em Direitos Humanos : conexões entre políticas públicas e formação de professores | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work has as main objective to situate Critical Mathematical Education in the perspective of
Education in Human Rights. With this, we intend to answer the questions: Is it possible to develop
the content and form of Mathematical Education, in such a way that they can serve as a tool for
a Education in Human Rights? To what extent are teacher training and public policies involved in
the process of building an education based on Human Rights? This work is structured in
multipaper format, which is a set of scientific articles that are articulated independently to respond
to the overall objective of the research and was organized into three articles that correspond to
the specified objectives of the these. For the first article, we aim to understand Critical
Mathematical Education from the perspective of human rights education. In the second article,
we verified the process in which Human Rights became a public policy linked to education, finally,
in the third article, we intend to verify the perspective of Education in Human Rights revealed in
the training of mathematics teachers. Regarding the methodology, in the first article we did a
literature review through a bibliographic survey using the systematic review methodology. In the
second article, we did an exploratory study, using the literature bibliographic research. And in the
third article, we used bibliographic and documentary survey that were analyze based on Bardin
(2006) and that Sá-Silva et al. (2009). From the construction of the articles, we found that the
teacher needs to resignify his role in the face of the challenges of contemporary society. It is
necessary to think about the teacher's political and social position, his actions, his statements, his
affection, in the way he sees mathematics, his forms of evaluation, his posture towards injustices,
diversity, Always considerind the learning difficulties of students. We also see that while we have
progress in promoting human rights and creating public policies for Human Rights Education, we
are still far from ensuring the culture of these rights in all areas of society and public management.
There is a setback in the face of agendas such as gender issues, diversity, LGBTQIAP +
community, racism, indigenous peoples, libertarian education and so many other more
progressive agendas that do not represent the priorities of legislators. In summary we found that
gradually the inclusion of Human Rights themes has been incorporated into the training of
mathematics teachers, but that the Pedagogical Projects of the Mathematics Courses are long
before achieving training in the principles of Critical Mathematical Education articulated to
Education in Human Rights. We have seen that the actions for creating disciplines in mathematics
courses related to Human Rights Education are inexpressible. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|