Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
dc.contributor.author | Florencio, Saulo Pequeno Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T00:57:37Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02T00:57:37Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-01 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-28 | - |
dc.identifier.citation | FLORENCIO, Saulo Pequeno Nogueira. Educação, criação e expressões culturais tradicionais: o caráter coletivo dos processos de criação frente à autoria individual. 2020. 251 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38718 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa se dedica à discussão sobre a relação entre os contextos de Expressões
Culturais Tradicionais e seus processos de criação e educação, a partir de conflitos
autorais. As questões autorais e de propriedade intelectual são problemas históricos para
detentorxs de tradições culturais, em que se observam práticas de roubo sobre suas
criações, perpetuando exploração, espetacularização e hierarquizações culturais,
assimetrias sobre suas condições de vida e manutenção de suas expressões, além da
subtração do reconhecimento do caráter educativo que alicerça seus modos de ser, estar e
criar. De acordo com a Teoria Histórico-Cultural, que fundamenta este trabalho, os
processos de criação possuem caráter coletivo ontológico, sendo a criação individual
apenas um momento da totalidade do processo criador. Entretanto, a modernidade
apresenta, por imposição, a autoria individual como forma hegemônica de reconhecimento
dos processos de criação, enquanto que nas Expressões Culturais Tradicionais predomina o
reconhecimento da criação como processo coletivo, inteiramente ligado à herança das
tradições. Nos contextos tradicionais a criação e a educação coincidem, ou seja, o processo
de criação é também processo educativo. As formas com que as pessoas detentoras de
tradições se relacionam com os saberes que herdam, em seus processos de criação, tecem
sua história, cultura e a própria personalidade, possibilitando o reconhecimento dos
aspectos relacionais e coletivos como constitutivos de seus modos de vida, e da própria
constituição humana de suas detentoras e detentores. A presente pesquisa, de caráter
teórico, defende a tese de que nas Expressões Culturais Tradicionais os processos de
criação não possuem centralidade autoral, e assim possibilitam a existência do indivíduo
sem que a coletividade perca a sua proeminência, ou seja, a vida e a educação pela criação
em unidade entre pessoa-meio social. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação, criação e expressões culturais tradicionais : o caráter coletivo dos processos de criação frente à autoria individual | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Expressões culturais tradicionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Propriedade intelectual | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is dedicated to the discussion about the relationship between the contexts of
Traditional Cultural Expressions and their processes of creation and education, from
copyright and authorship conflicts. Copyright and intellectual property issues are historical
problems for holders of cultural traditions, in which occur theft of their creations,
perpetuating exploitation, spectacularization and cultural hierarchies, asymmetries upon
their living conditions and maintenance of their expressions, in addition to the suppression
of recognizing the educational character in wich their ways of being and creating is based.
According to the Historical-Cultural Theory, which underlies this work, the processes of
creation have a ontological collective character, with individual creation being only a
moment in the totality of the creative process. However, modernity presents, by
imposition, the individual authorship as a hegemonic form of recognizing the processes of
creation, whereas in Traditional Cultural Expressions the recognition of creation as a
collective process predominates, entirely linked to the heritage of traditions. In traditional
contexts, creation and education coincide, that is, the process of creation is also an
educational process. The ways in which people in traditional contexts relate to the
knowledge they inherit, in their creation processes, weave their history, culture and their
own personality, enabling the recognition of relational and collective aspects as
constitutive of their ways of life, and of the very human constitution of its holders. The
present theoretical research defends the thesis that in Traditional Cultural Expressions the
processes of creation do not have authorial centrality, and thus enables the existence of the
individual in a way that the collectivity doesn’t lose its prominence, that is, life and
education through creation in unity between person-social environment. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación es dedicada a la discusión sobre la relación entre los contextos de las
Expresiones Culturales Tradicionales y sus procesos de creación y educación, basados en
conflictos de derechos de autor. Los problemas de derechos de autor y propiedad
intelectual son conflictos históricos para lxs titulares de tradiciones culturales, en los que se
observan prácticas de robo de sus creaciones, se perpetúan la explotación, la
espectacularización y las jerarquías culturales, las asimetrías sobre sus condiciones de vida
y el mantenimiento de sus expresiones, además de la resta Reconocimiento del carácter
educativo que sustenta sus formas de vivir y crear. Desde la Teoría Histórico-Cultural, que
subyace a este trabajo, los procesos de creación tienen un carácter ontológico colectivo, y
la creación individual es solo un momento en la totalidad del proceso de creación. Sin
embargo, la modernidad presenta, por imposición, la autoría individual como la forma
hegemónica de reconocimiento de los procesos de creación, mientras que en las
Expresiones Culturales Tradicionales predomina el reconocimiento de la creación como un
proceso colectivo, totalmente vinculado a la herencia de las tradiciones. En contextos
tradicionales, la creación y la educación coinciden, es decir, el proceso de creación es
también un proceso educativo. Las formas con que las personas vinculadas a tradiciones se
relacionan con el conocimiento que heredan, en sus procesos de creación, tejen su historia,
cultura y su propia personalidad, permitiendo el reconocimiento de los aspectos
relacionales y colectivos como constitutivos de sus formas de vida, y de sus procesos de
constitución humana. La presente investigación, de carácter teórico, defiende la tesis de
que en las Expresiones Culturales Tradicionales los procesos de creación no tienen
centralidad de autoría, y por lo tanto permiten la existencia del individuo sin que la
colectividad pierda su prominencia, es decir, la vida y la educación a través de la creación
en unidad entre persona-medio social. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|