Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/38733
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2020_EvellynPereiraRodrigues.pdf2,71 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorCastellani Filho, Lino-
dc.contributor.authorRodrigues, Evellyn Pereira-
dc.date.accessioned2020-07-02T11:36:45Z-
dc.date.available2020-07-02T11:36:45Z-
dc.date.issued2020-07-02-
dc.date.submitted2019-08-13-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Evellyn Pereira. Formação superior em educação física: possíveis entendimentos da distribuição geopolítica dos cursos. 2020. 77 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38733-
dc.description.abstractO presente estudo foi desenvolvido com o objetivo principal de conhecer a distribuição geopolítica dos cursos superiores de Educação Física e com isso realizar primeiras aproximações com os elementos influenciadores dessa disposição geográfica. As diretrizes curriculares do referido curso passaram por diversas modificações até a recém-publicada Resolução CNE 06/2018, atualmente em vigor. Cada dispositivo que tratava dessas diretrizes estava diretamente relacionada com o momento histórico social que estava inserido, sendo de suma importância a compreensão de cada um deles. A análise de conjuntura dos recentes acontecimentos políticos foi imprescindível no tocante ao desvelamento dos caminhos que a educação e a Educação Física têm traçado nos últimos anos, com avanços e retrocessos a cada política implantada. Os dados analisados, mapeados e categorizados no âmbito desse trabalho sobre o quantitativo de cursos existentes são disponibilizados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Os resultados alcançados demonstram a necessidade da construção de processos avaliativos para os cursos superiores em EF existentes, o que acarreta na necessidade de aprofundamento do estudo e de novos estudos acerca do tema.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormação superior em educação física : possíveis entendimentos da distribuição geopolítica dos cursospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação Físicapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordFormação Superiorpt_BR
dc.subject.keywordDistribuição Geopolíticapt_BR
dc.subject.keywordGeopolítica - Brasilpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present study was developed with the main objective of knowing the geopolitical distribution of the Physical Education higher courses and with this to make first approximations with the influencing elements of this geographical arrangement. The curricular guidelines of the course underwent several modifications until the recently published Resolution CNE 06/2018, currently in force. Each device that dealt with these guidelines was directly related to the historical social moment that was inserted, and the understanding of each one of them was of paramount importance. The conjuncture analysis of the recent political events was essential regarding the unveiling of the paths that education and Physical Education have been tracing in recent years, with advances and setbacks for each implemented politcs. The data analyzed, mapped and categorized as part of this work on the quantity of existing courses are made available annually by the Anísio Teixeira National Institute for Educational Studies and Research. The results show the necessity for the construction of evaluation processes for existing higher education courses, which leads to the need for further study and further studies on the subject.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/38733/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.