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dc.contributor.advisorNogueira, Jorge Madeira-
dc.contributor.authorSantos, Shirlene Lima dos-
dc.date.accessioned2020-07-02T13:45:48Z-
dc.date.available2020-07-02T13:45:48Z-
dc.date.issued2020-07-02-
dc.date.submitted2020-03-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Shirlene Lima dos. Alocação de recursos em educação superior: uma análise à luz de distintas molduras conceituais com Foco na Experiência da UnB. 2020. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38748-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas - FACE , Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional em Economia, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a eficiência no uso dos recursos públicos no desempenho das funções de uma universidade pública federal, complementando essa análise com uma avaliação dos gastos efetuados a partir do seu orçamento anual. Para tanto, parte-se de uma breve exposição sobre a teoria das finanças públicas e demais aspectos característicos da administração pública que possibilitam conceituar o gasto público. O estudo traz, na sequência, o financiamento da educação superior, o planejamento orçamentário e a alocação dos recursos executados pelas universidades, bem como os impactos causados pelo contingenciamento das despesas e restos a pagar na execução orçamentária. Percorre-se, ainda, uma análise sobre os gastos e planejamentos deles na Universidade de Brasília. O desenvolvimento da investigação concentrou-se em pesquisa bibliográfica, análise de dados e documentos disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Economia. Concluiu-se que os recursos foram usados de maneira eficiente, uma vez que diante da escassez ainda conseguem cumprir o seu papel na produção de conhecimento.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAlocação de recursos em educação superior : uma análise à luz de distintas molduras conceituais com foco na experiência da UnBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGasto públicopt_BR
dc.subject.keywordOrçamento públicopt_BR
dc.subject.keywordAlocação de recursospt_BR
dc.subject.keywordUniversidades federaispt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordContingenciamentopt_BR
dc.subject.keywordRestos a pagarpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to analyze the efficiency of public resources in performing the functions of a federal public university, complementing this analysis with an evaluation of the expenditures made from its annual budget. For this purpose, it is based on a brief presentation on public finance theory and other characteristic aspects of public administration that make it possible to conceptualize public spending. The study then presents the financing of higher education, budget planning and the allocation of resources executed by universities, as well as the impacts caused by the contingency of expenditures and leftovers to be paid in budget execution. An analysis of their spending and planning at the University of Brasilia is also carried out. The development of research focused on bibliographic research, data analysis and documents made available by the Ministry of Education (MEC) and the Ministry of Economy. It was concluded that the resources were used in an efficient manner, since in the face of scarcity they are still able to fulfil their role in the production of knowledge.pt_BR
dc.contributor.emailshirlene_slima@hotmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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