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Título: Para além do acesso : a permanência dos estudantes participantes da política de assistência estudantil na Universidade de Brasília : realidade e perspectivas
Outros títulos: eyond access : the permanence of students participating in the student assistance policy at the University of Brasilia : reality and perspectives
Autor(es): Silva, Flávia Alves da
Orientador(es): Carvalho, Olgamir Francisco de
Assunto: Ensino superior
Assistência estudantil
Vulnerabilidade social
Permanência escolar
Data de publicação: 2-Jul-2020
Referência: SILVA, Flávia Alves da. Para além do acesso: a permanência dos estudantes participantes da política de assistência estudantil na Universidade de Brasília: realidade e perspectivas. 2020. 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho é fruto da pesquisa intitulada “Para além do acesso: a permanência dos estudantes participantes da política de Assistência Estudantil na Universidade de Brasília - realidade e perspectivas” que discute os fatores que interferem na permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Universidade. A pesquisa é de base qualitativa e de estudo de caso, realizada com estudantes residentes na Casa do Estudante Universitário (CEU) da UnB, e investiga, sob a ótica dos estudantes, os fatores que interferem em sua permanência na Universidade. Avalia ainda a importância da implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para garantir com que os estudantes que chegam com nova bagagem no universo acadêmico superior tenham oportunidade de concluir com êxito seu curso. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram questionários e dinâmica de grupo por meio da Técnica de Grupo Nominal (TGN). As informações do questionário possibilitaram identificar dados pessoais e acadêmicos dos estudantes. A dinâmica ocorreu com seis jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, residentes na CEU. A análise se deu com base na técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 1977) e dos fundamentos teóricos de Bourdieu (2002), Zago (2006), Portes (2011 e 2019), dentre outros. Através dos relatos dos estudantes e do esforço em traduzir suas percepções sobre a permanência na Universidade, foi possível inferir que diferentes processos de exclusão ocorrem na vivência acadêmica e demandam novos e distintos desafios à permanência e diplomação em cursos superiores. Sem a pretensão de apontar soluções “acabadas” para os problemas dimensionados durante a pesquisa e a prática profissional, apresenta-se como produto técnico a proposta de programa de monitoramento acadêmico para o público específico da Assistência Estudantil na UnB, considera-se para tanto, o perfil dos demandantes aos programas, os fatores que têm interferido na permanência dos mesmos na Universidade e os motivos que os levam a necessitarem de mais tempo vinculados aos programas. Acredita-se que o referido programa atuará no sentido de prevenir as situações que geram extrapolação de tempo nos programas e na Universidade, bem como estabelecerá a ideia de atuação em rede para dar conta das situações já instaladas e que têm levado a processos de retenção e evasão.
Abstract: The present work is the result of a research entitled “Beyond access: the permanence of students participating in the student assistance policy at the University of Brasilia - reality and perspectives” that discusses the factors that interfere with the permanence of students in situations of socioeconomic vulnerability at the University. The research is based on a qualitative basis and a case study carried out with students residing at the University Student House of UnB - CEU, and investigates, from the students' point of view, the factors interfere in their stay at the University. It also assesses the importance of implementing the National Student Assistance Program - PNAES to ensure that students who arrive with new “baggage” in the higher academic universe have the opportunity to successfully complete their course. The instruments used for data collection were questionnaires and group dynamics using the Nominal Group Technique - TGN. The questionnaire information made it possible to identify students' personal and academic data. The dynamics occurred with six young people in a situation of socioeconomic vulnerability, living in CEU. The analysis occurred based on the Content Analysis technique (Bardin, 1977) and the theoretical foundations of Bourdieu (2002), Zago (2006), Portes (2011 and 2019), among others. Through the students' reports and the effort to translate their perceptions about staying at the University, it was possible to infer that different processes of exclusion occur in the academic experience and demand new and different challenges to stay and qualify in higher education courses. Without the intention of pointing out “finished” solutions to problems dimensioned during research and professional practice, the proposal for an academic monitoring program for the specific public of student assistance at UnB is presented as a technical product. the profile of the applicants to the programs, the factors that have interfered in their permanence in the University and the reasons that lead them to need more time linked to the programs. It is believed that the referred program will act in order to prevent situations that generate extrapolation of time in the programs and at the University, as well as establish the idea of acting in a network to account for the situations already installed and that has led to processes of retention and evasion.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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