Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Costa, Caio César de Medeiros | - |
dc.contributor.author | Silva, Marcela Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T15:20:56Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02T15:20:56Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-02 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcela Barbosa da. Abertura de dados governamentais: estudo da implementação e desempenho da Política de Dados Abertos no Poder Executivo Federal. 2020. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38803 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Uma série de movimentos de dados abertos surgiu ao redor do mundo e distintos são os
fatores que explicam o interesse por essas iniciativas. No Brasil, especificadamente no
Poder Executivo Federal, há a necessidade de se conhecer as nuances da
implementação na política de dados abertos. Desta maneira, o presente trabalho realizou
uma revisão sobre estudos nacionais e internacionais sobre abertura de dados
governamentais (OGD) e a Parceria para Governo Aberto (OGP) sob a ótica de uma
perspectiva Política. Em seguida, foram encontradas dimensões da OGD que permitiram
testar empiricamente variáveis derivadas da literatura em órgãos da Administração
Indireta, como as Autarquias, Fundações, Empresas Públicas, Sociedade de Economia
Mista e também outros arranjos. A pesquisa empírica foi realizada com base na
disparidade encontrada no desempenho em abertura de dados em vários órgãos, no que
diz respeito ao não cumprimento das metas e prazos estipulados. Logo, esta pesquisa
teve como objetivo geral descrever a influência de dimensões em abertura de dados
governamentais, de forma empírica em vários órgãos. Quanto aos aspectos
metodológicos, esta pesquisa teve caráter qualitativo para uma melhor compreensão do
fenômeno a ser investigado. As principais conclusões que se obteve foram: a) há um
conjunto de razões determinantes associados ao sucesso da Política de dados abertos,
no qual dois fatores se destacaram, sendo o fator três (arranjos organizacionais) e o fator
quatro (habilidades relevantes e apoio educacional) somente para os casos de sucesso.
b) Dentre as três barreiras que impedem o bom desempenho de uma política, a pesquisa
pôde identificar uma grande quantidade de ausências na falta de ações referentes às
barreiras organizacionais e individuais. A primeira barreira é relacionada a processos
burocráticos; objetivos ambíguos; a falta de prestação de contas; foco na execução em
vez de resultados. A segunda é relacionada à falta de interesse; à falta de iniciativa; ao
controle inadequado do tempo ou falta de cooperação. Assim, o presente trabalho
melhora a compreensão sobre a abertura de dados governamentais na busca de propor
ações que podem ser implementadas ou sugeridas e que podem ter implicações para o
bom desempenho da Política. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Abertura de dados governamentais : estudo da implementação e desempenho da Política de Dados Abertos no Poder Executivo Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dados abertos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política governamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poder Executivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise Qualitativa Comparativa (QCA) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | A series of open data movements have emerged around the world and distinct are the
factors that explain the interest in these initiatives. In Brazil, specifically in the Federal
Executive Branch, there is a need to know the nuances of implementation in open data
policy. Thus, the present work conducted a review on national and international studies on
the opening of government data (OGD) and the Partnership for Open Government (OGP)
from a political perspective. Then, the OGD dimensions were found that allowed empirical
testing of variables derived from the literature in indirect administration bodies, such as
municipalities, foundations, public companies, mixed economy society and other
arrangements. The empirical research was conducted based on the disparity found in the
performance in data opening in several agencies, with regard to non-compliance with the
stipulated goals and deadlines. Therefore, this research had as general objective to
describe the influence of dimensions in the opening of governmental data, empirically in
various organs. Regarding methodological aspects, this research had a qualitative
character for a better understanding of the phenomenon to be investigated. The main
conclusions obtained were: a) there is a set of determinant reasons associated with the
success of the Open Data Policy, in which two factors stood out, factor three
(organizational arrangements) and factor four (relevant skills and educational support) only
for success cases. b) Among the three barriers that prevent the good performance of a
policy, the research was able to identify a large number of absences in the lack of actions
related to organizational and individual barriers. The first barrier is related to bureaucratic
processes; ambiguous objectives; lack of accountability; focus on execution rather than
results. The second is related to lack of interest; lack of initiative; inadequate control of
time or lack of cooperation. Thus, the present work improves the understanding of the
opening of government data in the search to propose actions that can be implemented or
suggested and that may have implications for the good performance of the Policy. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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