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Título: Educação física escolar : a abordagem do esporte nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Sousa, Charlles Phetterson Pereira Quirino de
Orientador(es): Athayde, Pedro Fernando Avalone
Assunto: Educação física escolar
Educação física - ambiente escolar - avaliação
Educação Física
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
Desporto educacional
Referência: SOUSA, Charlles Phetterson Pereira Quirino de. Educação Física escolar: a abordagem do esporte nos anos finais do ensino fundamental. 2020. 291 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo é fruto do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) e tem como objeto a abordagem do esporte nos anos finais do ensino fundamental. Por se mostrar uma temática bastante recorrente no cotidiano da escola, o esporte, carrega consigo questionamentos a respeito da sua abordagem, portanto a presente pesquisa teve como objetivo investigar sobre qual perspectiva este conteúdo é concebido dentro do ambiente escolar. A fim de tentar identificar e responder tais questionamentos, este estudo se fundamentou nos método qualitativo e dialético fazendo uma análise sistemática dos fenômenos educacional e esportivo que se encontram em constante mobilidade. Utilizou-se como instrumentos investigativos as análises dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas e das entrevistas realizadas com os professores regentes das respectivas unidades escolares pertencentes à CRE (Coordenadoria Regional de Ensino) da Região Administrativa de Samambaia no Distrito Federal, além de uma pesquisa exploratória que contemplou um recorte dos estudos relacionados ao esporte educacional e escolar na última década. A fundamentação teórica da pesquisa foi consubstanciada a partir de uma perspectiva crítica da Educação e da Educação Física, já que o Currículo em Movimento da Secretaria de Educação do Distrito Federal tem como pressupostos teóricos uma teoria fundamentada a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Após a investigação e análise dos dados, constatou-se que o esporte, a partir das apreciações das entrevistas e dos PPPs, se distanciou de uma abordagem esportivista, seletiva e excludente, como nos moldes do esporte de alto rendimento. Talvez ainda não esteja sendo abordado de forma crítica, se relacionando, de fato, com as abordagens críticas da Educação Física, contudo se mostraram mais democráticas e inclusivas. Notou-se, a partir das análises dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, certo descaso com a Educação Física e com o esporte, que possivelmente tenha se efetivado pelo fato do professor específico da área ter ficado à margem do processo de elaboração do projeto. Verificou-se ainda, que os docentes parecem necessitar de maior aproximação e familiarização acerca do Currículo em Movimento da SEEDF.
Abstract: This study is the result of the Professional Master's Program in Physical Education in the National Network (PROEF) and has as its object the approach of sport in the final years of elementary school. As sport is a very recurring theme in school, it carries with it questions about its approach, so this research aimed to investigate about which perspective this content is conceived within the school environment. In order to try to identify and answer such questions, this study was based on the qualitative and dialectical method making a systematic analysis of the educational and sports phenomena that are in constant mobility. The investigative instruments of the Pedagogical Political Projects of the schools and the interviews conducted with the teachers from the respective school units belonging to the CRE (Regional Teaching Coordination) of the Administrative Region of Samambaia in the Federal District were used as investigative instruments, in addition to an exploratory research that included a section of studies related to educational and school sports in the last decade. The theoretical basis of the research was substantiated from a critical perspective of Education and Physical Education, since the Curriculum in Motion of the Education Department of the Federal District has as theoretical assumptions a theory based on Historical-Critical Pedagogy. After the investigation and analysis of the data, it was found that the sport, based on the assessments of the interviews and the PPPs, distanced itself from a sports approach, selective and excluding, as in the high performance sport model. Perhaps it is not yet being approached in a critical way, relating, in fact, with the critical approaches of Physical Education, however they proved to be more democratic and inclusive. It was noted, from the analysis of the Pedagogical Political Projects of the schools, a certain disregard for Physical Education and sport, which possibly was effected by the fact that the specific teacher of the area was left out of the project elaboration process. It was also found that the teachers seem to need greater approximation and familiarization about the SEEDF Curriculum in Motion.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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