Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38832
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MariangelaFerreiraAndrade.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEyben, Piero Luis Zanetti-
dc.contributor.authorAndrade, Mariangela Ferreira-
dc.date.accessioned2020-07-02T19:21:36Z-
dc.date.available2020-07-02T19:21:36Z-
dc.date.issued2020-07-02-
dc.date.submitted2020-02-18-
dc.identifier.citationANDRADE, Mariangela Ferreira. Diário de um corpo autor: espaço de dança. 2020. 124 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38832-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura. 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese aborda questões em torno da autoria do texto literário e do espaço que ele cria. O texto elaborado de maneira ensaística pensa o corpo como autor da obra literária, e a dança, um espaço de escrita. As ideias desdobram a partir das teorias sobre a excrição do corpo de Jean Luc Nancy e o pensamento de Maria Gabriela Llansol e Franz Kafka em seus Diários. A constituição de um espaço de dança se dá a partir dessa materialização do pensamento. É o estar em movimento que conduz o corpo a se colocar no espaço fora, no sentido da excrição, tanto na dança, como na escrita.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiário de um corpo autor : espaço de dançapt_BR
dc.title.alternativeDiary of a writing body : dance espacept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCorpo e artept_BR
dc.subject.keywordCorpo e literaturapt_BR
dc.subject.keywordKafka, Franz, 1883-1924 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeoria do textopt_BR
dc.subject.keywordNancy, Jean-Luc, 1940- - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordLlansol, Maria Gabriela, 1931-2008 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis addresses issues surrounding the authorship of the literary text and the space it creates. The text written as an essay holds the body as the author of the literary work, and the dance, a space for writing. The idea unfolds from the theories on the excription of the body by Jean Luc Nancy and Maria Gabriela Llansol’s and Franz Kafka’s thoughts in their Diaries. The constitution of a dance space comes from the materialization of this thought. Being in motion leads the body to place itself in the space outside, in the sense of excretion, both in dance and in writing.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.