Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barbato, Silviane Bonaccorsi | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Suzi Brum de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T23:51:56Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02T23:51:56Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-02 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-20 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Suzi Brum de. Reflexividades juvenis: narrativas em movimento pelas ruas da periferia-cidade. 2020. 175 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38847 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem por objetivo investigar os processos de reflexividade em produção de
significados e constituição do self nas práticas sociais e usos da rua pelos jovens, mediados
por fatores de risco-vulnerabilidade e protetores pessoal-social, em contextos de pobreza. O
deslocamento dos jovens, pelas ruas da cidade, traduz-se em interesse de pesquisa sobre a
movimentação humana em que o ato de caminhar amplia os espaços e fronteiras, concretas e
subjetivas, como condição de expansão do self, formação, resistência e emancipação do
sujeito. Os jovens significam o espaço rua em diferentes modos de socialização e
apropriações, em interpretações de si, nas dinâmicas intersubjetivas. Referencia-se a pesquisa
na psicologia cultural com ênfase nos processos de produção significados e defende-se que
histórias narradas fornecem organização, auto-regulação e sentido ao sujeito. As vivências de
eventos de ruptura biográfica envolvem produção de raciocínio autobiográfico, em dinâmicas
de reflexividade, que podem gerar mudanças de percepção e interpretações de si em
desenvolvimento de coerência temporal, intencional e temática, em sistemas dialógicos, como
habilidade para orientar e regular o eu da experiência, em cronotopos, em desenvolvimento de
autoria de pensamento e emancipação. O estudo enfoca as trajetórias de vida de adolescentes
pobres traçados nos circuitos de bairro de periferia de uma cidade de porte médio, no eixo Rio
- São Paulo. A pesquisa está orientada pela epistemologia qualitativa com foco na narrativa de
história de vida que foram submetidas à análise dialógico-temática. A reflexividade implica
em interpretações ético-estéticas, geradas no entre eu-outro, em cronotopos situados em
diferentes ambivalências, nas trajetórias que indicam maior força ou seu enfraquecimento em
atuações resilientes críticas. Vivências de ruptura autobiográfica que geraram transições
produzem: a) maior grau de reflexividade em desenvolvimento de resiliência crítica, entre
fatores de risco e protetores, avançando na produção de agencialidade, oportunizada por atos
dialógicos de respeito e empatia, e b) menor grau de reflexividade quando em deslocamento
entre cronotopos pouco heterogêneos, orientadas a restrições de recursos culturais.
Reflexividade indicou dependência e independência simultâneas entre subjetividade e
contextos específicos, que em coexistência de vivências de risco e protetoras, ora reforçam
relações de poder desiguais ora o desenvolvimento de agencialidade como possibilidade de
emergência de práticas culturais genuinamente novas. Vivências, em zonas de contato eu-
outro, com qualidade de trocas de perspectivas diferenciam a experiência e integram
enunciados orientadas à auto-regulação e ação criativa direcionadas à um futuro melhor.
Facilitam, portanto, o enfrentamento de situações adversas e imprevisíveis em
desenvolvimento de habilidades relevantes em, por exemplo, saber buscar espaços e pessoas
possíveis em ajudar; reconhecer fragilidades e capacidade de decisão sobre o que promove
bem-estar; ter conhecimento sobre motivos que os limitam ou os impulsionam a caminhos
nem sempre protetivos. O enfrentamento as rupturas ou pontos de virada será mais ou menos
facilitada em desenvolvimento de resiliência crítica quando em segurança de suportes e
recursos culturais e cognitivo-afetivos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAP/DF | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Reflexividades juvenis : narrativas em movimento pelas ruas da periferia-cidade | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reflexividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Menores de rua - identidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Menores de rua - escrita de si | - |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Farrero, Jordi Garcia | - |
dc.description.abstract1 | This study aims to investigate the processes of reflexivity in the production of meanings and
constitution of self in the social practices and uses of the street by young people, mediated by
risk-vulnerability and personal-social protective factors, in contexts of poverty. The
displacement of young people, through the streets of the city, translates into an interest in
research on human movement in which the act of walking expands the spaces and boundaries,
concrete and subjective, as a condition for the expansion of the self, formation, resistance and
emancipation of the subject. Young people signify the street space in different modes of
socialization, uses and appropriations, in terms of interpretations of themselves, in
intersubjective dynamics. We refer to research in cultural psychology with an emphasis on
production processes, meanings and senses and we defend that narrated stories provide
organization, self-regulation and meaning to the subject. The experiences of biographical
rupture events involve the production of autobiographical reasoning, in dynamics of
reflexivity, which they can generate changes in perception and interpretations of themselves
in the development of temporal, intentional and thematic coherence, in dialogic systems, as an
ability to guide and regulate the self of experience, in chronotopes, in development of
authorship of thought and emancipation. The study focuses on the life trajectories of poor
adolescents traced in circuits in the suburbs of a medium-sized city, on the Rio - São Paulo
axis. The research is guided by qualitative epistemology with a focus on the life history
narrative that was subjected to dialogical-thematic analysis. Reflexivity implies ethical-
aesthetic interpretations, generated in the self-other, in chronotopes situated in different
ambivalences, in the trajectories that indicate greater strength or its weakening in critical
resilient actions. Experiences of autobiographical rupture that generated transitions produce:
a) a greater degree of reflexivity in the development of critical resilience, between risk and
protective factors, advancing in the production of agency, made possible by dialogical acts of
respect and empathy, and b) a lower degree of reflexivity when in displacement between little
heterogeneous chronotopes, oriented to restrictions of cultural resources. Reflexivity indicated
simultaneous dependence and independence between subjectivity and specific contexts, which
in coexistence of risky and protective experiences, sometimes reinforce unequal power
relationships and sometimes the development of agency as a possibility for the emergence of
genuinely new cultural practices. Experiences, in areas of I-other contact, with quality of
exchange of perspectives differentiate the experience and integrate statements oriented to self-
regulation and creative action aimed at a better future. Therefore, they facilitate the
confrontation of adverse and unpredictable situations in the development of relevant skills in,
for example, knowing how to search for possible spaces and people to help; recognize
weaknesses and decision-making skills about what promotes well-being; having knowledge
about reasons that limit or propel them to paths that are not always protective. Coping with
breaks or turning points will be more or less facilitated in the development of critical
resilience when securing cultural and cognitive-affective supports and resources. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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