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Título: Documento e poesia : hostilidade e resistência em Jubiabá, Mar Morto e Capitães da Areia
Autor(es): Santos, Loyde Cardoso
Orientador(es): Barbosa, Adriana de Fátima Alexandrino Lima
Assunto: Poesia
Documento
Social
Jorge Amado
Interseccionalidade
Data de publicação: 2-Jul-2020
Referência: SANTOS, Loyde Cardoso. Documento e poesia: hostilidade e resistência em Jubiabá, Mar Morto e Capitães da Areia. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O livro Jubiabá, de Jorge Amado, insere-se em um rol de obras concatenadas desse autor, as quais Antonio Candido afirmou se desdobrarem segundo a dialética do documento e da poesia. Em Jubiabá, assim como em Mar Morto e Capitães da Areia, há um forte elemento poético e humano que coexiste com seu caráter social. Inscritas em um contexto marcado por um decisivo teor ideológico – no Romance de 30 – essas obras são, por muitas vezes, citadas por seu caráter doutrinário e documental. Porém, guardam em sua estrutura narrativa diversos elementos romanescos e épicos que indicam um tratamento mais amplo dos temas que apresentam, levando-nos para muito além de qualquer propósito doutrinário ou aspecto folhetinesco. A compreensão dessa relação dialética entre a obra e seu condicionamento social é um tema caro à crítica literária, e seu estudo, especificamente nesta obra, justifica-se tanto pela importância de compreender uma parte essencial da diversidade da própria literatura e da crítica brasileira, como também pela importância internacional conferida à obra de Jorge Amado. A relação entre representação, literatura e poder se erigiu nesse estudo como um fator fundamental da compreensão do fazer literário, ainda mais do relacionado à década de 30, e à composição de Jorge Amado, por seu caráter engajado socialmente. O aspecto documental, aquele relacionado à denuncia e crítica social, foi o que mais se mostrou passível de problematização.
Abstract: Jubiabá, by Jorge Amado, is part of a list of concatenated works by this author, which Antonio Candido claimed to unfold according to the dialectic of the document and poetry. In Jubiabá, as well as in Dead Sea and Capitains of the Sands, there is a strong poetic and human element that coexists with its social character. Inscribed in a context marked by a decisive ideological content - in the Romance of 30 - these works are often cited for their doctrinal and documental character. However, they keep in their narrative structure several romanesque and epic elements that indicate a broader treatment of the themes they present, taking us far beyond any doctrinal purpose or booklet aspect. Understanding this dialectical relationship between the work and its social conditioning is a valued theme to literary criticism, and its study, specifically in this work, is justified by the importance of understanding an essential part of the diversity of Brazilian literature and criticism, as well as also for the international importance given to the work of Jorge Amado. The relationship between representation, literature and power emerged in this study as a fundamental factor in the understanding of literary practice, even more than that related to the 1930s, and to Jorge Amado's composition, because its socially engaged character. The documentary aspect, that related to denunciation and social criticism, was the one that was most subject to be problematized.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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